20/05/2009

Saudosas Bolachas (12/1971)

EXPERIMENTOS , MOMENTOS.

Um dos fatores marcantes na musica brasileira nos anos 70 foi o experimentalismo. A inversão de regras e o idealismo libertario ainda ecoava na Europa e nos Estados Unidos e entravam pelo Brasil refletindo em diversos trabalhos musicias.
Aqui vemos este fator em bandas surgidas entre o fim dos anos 60 ou começo dos anos 70 radicadas no Rio de Janeiro, influenciadas pelo brasileirismo carioca e pelas vertentes do psicodelismo, do rock e do jazz.



Em 1971 a Odeon lançou uma coletânea “Posições” com quatro novas bandas. que duraram pouco tempo; apesar que muitos dos seus integrantes seguiram carreira com muito sucesso.
Uma das bandas era o Som Imaginario que não era inedita; e as outras eram: A Tribo, Equipe Mercado e Modulo 1000.
Vale a pena conhecer o que elas fizeram neste periodo.


A Tribo (1971)
(foto ao lado : Joyce em 1971)
A Tribo era uma banda formada por musicos jovens e iniciantes: a cantora carioca Joyce, o violinista mineiro Nelson Angelo, o baixista pernambucano Novelli, o guitarrista mineiro Toninho Horta e o percursionista pernambucano Naná Vasconelos. Nana e Nelson Angelo em 69 tocavam no Quarteto Livre em 69, em 70 se juntaram ao Luiz Eça e Sagrada Familia onde conheceram a cantora Joyce. Em 70 os três mais Toninho Horta e Novelli se juntaram para formar a Tribo. Fizeram algumas composições e gravaram outras de Milton Nascimento e Danilo Caymmi. Em 70 classificaram para a final do V Festival Internacional da Cancao a musica “Onoceonoekoto”(Nelson Angelo), participaram da coletânea “Posições” e um Compacto Duplo. O som do A Tribo é interessantissimo. Revela a simbiose de talentos nascentes desde a voz de Joyce, ao baixo de Novelli, os arranjos de Nelson Angelo, a guitarra de Toninho Horta e a criatividade e improvisação de Naná Vasconcelos que depois de alguns meses na banda partiu para carreira solo sendo substituido por Nenê.
Porém a banda não durou muito além do reveillon de 72.

Escute “Peba e Pobó” (Nelson Angelo), A Tribo

A Tribo - peba - pobo

Escute “Adeus Maria Fulô” (Humberto Teixeira/Sivuca) , Joyce_A Tribo (1971)

Joyce_A Tribo (1971) - Adeus Maria Fulo



Equipe Mercado (1971)
O grupo Equipe Mercado foi uma banda carioca criada em 1970 na cidade do Rio de Janeiro, tendo como expoente a irrevencia de sua cantora, Diana (voz) aliada as composiçõoes de Stul ((violão, baixo, piano e voz) e ainda; Leugruber (guitarra), Ricardo Ginsburg (guitarra), Carlos Graça (bateria) e Ronaldo Periassu (percussão). A banda tinha grande influência do rock psicodéico, mas atinha-se também ao lirismo melódico brasileiro. Além da participação na coletânea “Posições” o grupo lanç no mesmo ano um compacto simples com as músicas "Os campos de arroz" e "Side b rock", encerrando suas atividades no ano seguinte. Em 1972 Diana e Stul ainda lançariam um Compacto Simples com musicas suas, optando em se apresentarem como uma dupla.

Escute “Marina Belair”(Diana/Stul), Equipe Mercado




Módulo 1000(1971)
A banda Modulo 1000 foi um quarteto formado por Daniel (guitarra e voz), Luís Paulo (órgão), Eduardo (baixo), Candinho (bateria) no Rio de Janeiro em 69. Teve curta duração mas deixou uma grande influência para as bandas seguintes que tocavam rock progressivo. O Modulo 1000 mesclava o o blues, o rock e uma que de balada. A participação da banda no "V Festival Internacional da Canção" culminou num compacto simples lançado pela Odeon com as músicas "Big mama" e "Isto não quer dizer nada". Ainda em 70 participariam da coletânea “Posiçõs”. Em 72, lançam pela Top Tap o unico LP da historia da banda, o cult, "Não fale com as paredes".

Escute “Curtissima”, Módulo 1000 (Módulo1000)

modulo 1000 - curtissima


Escute “Ferrugem e Foligem” Módulo 1000 (Módulo 1000)

modulo 1000 - Ferrugem e Foligem



SOM IMAGINÁRIO
SOM IMAGINÁRIO (1971)

Em 1971 o Som Imaginário volta a gravar. Com a formação modificada Zé Rodrix deixa o grupo. Assim como o disco anterior (comentado no Saudosas Bolachas 1970) foi dirigido artisticamente por Zé Rodrix, neste segundo é o guitarrista Frederykson quem ocupa este posto. O disco apresenta-se muito mais denso e radical que o primeiro e mais anarquico também. Desta vez não há muitas concessões a padrões considerados comerciais. O disco opta por uma radicalização sonora e tranquila. Partindo para o lisérgico e dissonante do que para o agressivo, hardcore. O disco tem o preciosismo do teclado de Wagner Tiso (piano), Luiz Alves (baixo), Robertinho Silva (bateria), Frederiko (guitarra) e Tavito (guitarra). Do disco “Som Imaginario” (1971) a Odeon se utilizou de uma musica “A Nova Estrela” (Wagner Tiso/Frederyko) para colocar na coletânea “Posições”.

Escute “Cenouras” (Frederiko)

Som Imaginario - Cenouras


Escute “Ascenso” (Frederiko/Fernando Brant)

Som Imaginario - Ascenso


Um comentário:

fernanda disse...

"conheço tão pouco do mundo"
esse é um lugar q passo pra confirmar essa mesma afirmação...
vou ter que encontrar todos os som da "tribo".
adorei.
e de quebra ainda levei na bubuia uma musica pro meu blog rs
beijos