17/07/2009

SAUDOSAS BOLACHAS/ EDIÇÃO ESPECIAL (1959)

LUCIO ALVES
SAMBA EM 3-D (1959)
Lúcio Alves (1927-1993) cantor e compositor carioca. Aprendeu a tocar tocar violão durante a infância. Nos anos 1940 criou o grupo “Namorados da Lua”no qual era o cantor, violonista e arranjador. O grupo fez sucesso mas se desfez em 1947. Seguindo carreira solo, Lucio compôs sucessos com Haroldo Barbosa como “De conversa em conversa” e “Baião de Copacabana”.
No início da década de 1950 se tornou um dos cantores mais populares do rádio; gravou com Dick Farney “Teresa da praia”(Tom Jobim/Billy Blanco), “Sábado em Copacabana” (Dorival Caymmi/Carlos Guinle), “Valsa de uma cidade” (Ismael Neto/Antônio Maria),” Xodó”(Jair Amorim/J M de Abreu) foram seus maiores sucessos.
Dono de uma voz com um timbre marcante e que dava uma concepção casual e displicente, Lucio foi um dos responsáveis da passagem do bolero ao samba canção; a Bossa Nova.
Em 1959 ele gravou o disco “Sambas em 3-D” contendo sambas de Lupicinio Rodrigues, Dorival Caymmi, Dolores Duran e Antonio Maria; assim como canções de Jobim.

Escute, “Ninguém Te Ama” (Fernando Lobo/Antonio Maria) , Lucio Alves
lucio alves - ninguem me ama


Escute, “Estrada do Sol” (Dolores Duran/Tom Jobim), Lucio Alves
 lucio alves - Estrada do Sol



Escute, “La Vem a Bahiana” (Dorival Caymmi), Lucio Alves
 lucio alves - La Vem a Bahiana




NELSON GONÇALVES
“HI-FI” (1959)

Nelson Gonçalves (1919 - 1998) foi um compositor e cantor gaucho, criado em São Paulo que se tornou um dos maiores vendedores de discos da historia da Musica Brasileira; vendendo cerca de 60 milhões de discos e sendo um dos unicos cantores brasileiros a figurar no Radio City Music Hall de Nova York.
Dono de um voz potente e de timbre cristalino, surpreendentemente era gago.
Foi durante os anos 40 e 50 Nelson Gonçalves que ele gravou a maioria dos seus grandes sucessos, fiel aos sambas canções e boleros.
Sua carreira sofreu uma grande interrupção devido ao consumo de drogas; sem esta interrupção talvez tivesse alcançados novas gerações e vendido muitos mais discos.
Porem ele voltou a gravar nos anos 80 e assim o fez até sofrer um ataque cardiaco fatal aos 79 anos de idade.
Em 1959, no auge de sua carreira Nelson gravoua “Hi-Fi” um disco bem cuidado, com belas melodias romanticas.

Escute “Argumento” (Adelino Moreira), Nelson Gonçalves
 Nelson Goncalves - Argumento


Escute “Remeniscencias do Amor” (Anisio Peçanha/Flora Mattos), Nelson Gonçalves
 Nelson Goncalves - Remeniscencias do Amor


Escute “Maria da Conceição” (Carlos Marques)
 Nelson Goncalves - Maria da Conceicao

Nenhum comentário: