17/05/2011

Saudosas Bolachas (01/1974

"Com meu bem fui ao cinema, não me deixes tão sozinho.....

1974

Ano em que o Edifício Joelma em São Paulo pegou fogo matando perto de 200 pessoas. Ano em que o general Geisel substitui o outro general, Médici, no poder do governo ditatorial do Brasil. No Brasil ainda o AI-5 era o que mandava e a Censura era um instrumento forte nas mãos do governo. Havia prisoes e exílios.

Em Portugal a Revolução dos Cravos depunha o ditador Salazar e na Argentina morria Peron. Também é em 74 que ocorre o escândalo Watergate e o presidente Nixon, EUA, renuncia o seu cargo. No Chile Pinochet decretava novas leis restritivas à liberdade de qualquer espécie.

Musicalmente o Brasil seguia moldando a MPB, a musica popular Brasileira. Especialmente neste ano o rock nacional ganha características próprias na voz de Arnaldo Batista e Rita Lee. O surgimento de Belchior e Alceu Valença dá mais espaço a moderna musica do Nordeste e outras vertentes da musica deixaram registros superinteressantes.


ARNALDO BATISTA

"LOKI?" (1974)

Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, vivia em 74 um tipo de abismo pessoal com sua separação conjugal de Rita Lee. O compositor e pianista perto de uma crise de depressão encontra em Rogério Drupat uma ancora e a possiblidade clara de gravar um disco.

Arnaldo pilotando um piano de-lirico, e Rogério dando toques bossa novisticos e zen sensoriais.

Num clima intimista e confessional Arnaldo grava um disco inigualável e potente. “Loki?”. Neste album ele discorre entre momentos poéticos e outros de humor e sarcasmo uma ode existencialista que ainda hoje bate fundo na alma do cidadão comum.

Misturando blues, rock e samba no sabor de seu piano e de sua voz quase chorosa, Arnaldo deixou em “Loki?” um registro pessoal intermitente e lírico. Loki ainda hoje tem uma legião de fãs e muitos apontam como um disco fundamental da musica brasileira.

“Loki?”é puro anos 70. Em 1974 eu tinha 14 anos de idade, e você tá pensando que eu sou loki bicho? Sou malandro velho, num tenho nada com isso.

“Navegar de Novo”(Arnaldo Baptista), Loki?

“Será Que Eu Vou Virar Bolor?”(Arnaldo Baptista), Loki?

“Cê Tá Pensando Que Eu Sou Loki?”(Arnaldo Baptista), Loki?

“Numa Pessoa Só”(Arnaldo Baptista), Loki?

2 comentários:

Raquel Bigareli disse...

um verdadeiro deleite musical , Paul. Valeu, parabéns!
beijão

Paul Constantinides disse...

falou Raquel.
abs
paul