15/05/2009

SAUDOSAS BOLACHAS / EDIÇÃO ESPECIAL 1959

Dedico este post ao amigo Jorge "Jota" Baumer.


HÁ 50 ANOS.



AGOSTINHO DOS SANTOS

“INIMITÁVEL”(1959)

Agostinho dos Santos (São Paulo, 1932-Paris,1973) foi sem sombra de dúvida uma das maiores vozes da canção brasileira. Dono de uma voz com um timbre muitíssimo original e de transcendente suavidade, Quando cantava, parecia uma evocação; dando uma idéia de um lugar imaculado no mundo, onde se encontrava tudo em ordem e tomado de beleza resplandecente.
Agostinho começou a cantar no início dos anos 50 na Orquestra de Osmar Milani em São Paulo e na Rádio Nacional paulista. Em 1955 mudou-se para o Rio de Janeiro onde na Rádio Mairynk da Veiga fez sucesso cantando ao lado de Angela Maria e Silvia Teles. Em 1956, depois de gravar uma dezena de compactos, Agostinho gravou o seu primeiro LP “Uma Voz e Seus Sucessos”, com musicas deTom Jobim e Dolores Duran. 1959 foi o ano em que gravou o seu terceiro Lp, o “Inimitável” com as seguintes canções:

1)Hino ao sol (Billy Blanco/Tom Jobim)
2)Eu sei que vou te amar (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
3)Eu sou de ser você (Fernando César)
4)Saudade de Itapoã (Dorival Caymmi)
5)Balada do homem sem Deus (Fernando César/Agostinho dos Santos)
6) Fim de caso (Dolores Duran)
7)Não tem solução (Dorival Caymmi/Carlos Guinle)
8)Manhã de Carnaval (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
9)Felicidade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
10)A noite do meu bem (Dolores Duran)
11)O morro (Billy Blanco/Tom Jobim)
12)As aparências enganam (Lupicinio Rodrigues)
13)Palpite infeliz (Noel Rosa)
14)Canção da volta (Ismael Neto/Antonio Maria)
15)Eu não sou de reclamar (Lupicinio Rodrigues)
16)Feitio de oração (Noel Rosa/Vadico)

“Manhã de Carnaval” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) foi canção tema de “Orfeu de Carnaval”, um filme de produção francesa rodado no Rio de Janeiro também em 1959. Este fato deu a Agostinho do Santos passagem para várias apresentações na Europa e nos Estados Unidos. Em 1962 ele participou do histórico concerto de Bossa Nova no Carnigie Hall, NY. Em 1973 Agostinho embarcou para Paris para participar de um show, mas um cigarro deixado aceso no banheiro do avião provocou a morte de 123 passageiros, entre eles este grande interprete da canção brasileira.


Escute Manhã de Carnaval (Tom Jobim/Vinicius de Moraes):


Agostinho Santos - Manhã de Carnaval (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)

Escute Feitio de oração (Noel Rosa/Vadico):

Agostinho Santos - Feitio de oração (Noel Rosa/Vadico)

2 comentários:

Anônimo disse...

Alo, Paul
Realmente Agostinho era uma das mais bonitas vozes daquela epoca. Sua participacao no Orfeu foi definitiva.
Tive o privilegio de conhece-lo bem. Muitos papos na madrugada de Copacabana e Leme. Uma pessoa extraordinaria. Talvez poucos saibam, mas foi ele quem levou Milton para o Rio ou ,talvez - mais importante -, quem tenha feito toda a conexao do Milton com a turma da musica no Rio, na epoca dos Festivais, mais precisamente 1967. Nao foi a toa que dentre as 3 musicas de Milton, classificadas para o Festival daquele ano (Travessia, MorroVelho e Maria, Carnaval e Cinzas) , Milton entregou a ultima para ser interpretada por Agostinho. Agostinho fez tambem a conexao de Milton com a primeira gravadora (Condil), do Stocler,quando gravou Travessia, com arranjo de Eumir Deodato.
Tive , mais uma vez, o prazer e honra de ter Agostinhao interpretando uma de nossas composicoes (Visao), no ano seguinte, 1968, no FIC. Agostinho tambem gravou, de nossa autoria, algumas outras musicas, como Caminhada...
Sua morte, chocou-me muito e a todos,. Foi no acidente de aviao da Varig - Rio - Paris, ja na chegada, quando ele estava indo - um sonho dele - participar do Festival de Musica de Atenas (Grecia)., em que nos (eu e Tiberio em 1970 - Teletema) e Marcos e P.S. Valle (1971 - Minha Cancao vem da America do Sul - acho que era esse o titulo), haviamos sido classificados nos primeiros lugares (1970, ficamos em segundo lugar e em 1971, Marcos e Paulo Sergio, em primeiro)
Muitas saudades e ao ler seu blogue aumenta ainda mais, por lembrar de tao bom cantor e grande amigo.
Salve Agostinho dos Santos!!!
Abs
AA

Paul Constantinides disse...

Puxa AA!!! Que gentileza a sua em participar-nos estas informações tão interessantes
Muitissimo obrigado, viu?
E outro obrigadissimo pelas palavras carinhosas colocadas por vc no post anterior.
Abs
Paul