30/07/2009

Saudosas Bolachas / Edição Especial 1959

Chegamos ao fim de julho.
Agora que completei 50 anos de idade encerro esta série de discos interessantes lançados em 1959, ano do meu nascimento, com o gracioso primeiro disco de Carlos Lyra “Bossa Nova”.


CARLOS LYRA
BOSSA NOVA (1959)

Nascido no Rio de Janeiro em 1939, filho de uma professora de artes plásticas e de um flautista; e neto de um laureado escritor maranhense; Carlos Lyra desde criança vivia em um ambiente extremamente musical, mas foi devido a uma perna quebrada que o obrigou a um repouso prolongado, aos 18 anos, que descobriu o encanto do violão e com amigos como Roberto Menescal e Luis Carlos Vinhas partilhou esta paixão.
A partir desta paixão Carlos Lyra toma parte de um grupo de musicos e pensadores que se reune em bares, casas e apartamentos; e se discutia musica e se mostrava composições próprias.
Este grupo eventualmente cruzou caminho com Ronaldo Bôscoli, Tom Jobim e Vinicius de Morais; nascia a Bossa Nova.
O ano 1959.
Carlos Lyra grava “Bossa Nova” um disco com 12 canções que trazem de uma forma simples, bem cantada e arranjada o espirito que originou um movimento tão intenso e fundamental, que é a Bossa Nova.


“Quando Chegares” (Carlos Lyra)

Carlos Lyra - Quando Chegares

“Canção do Olhar Amado” (Marino Pinto e Francisco Feitosa)

Carlos Lyra - Cancao do Olhar Amado

“Chora Tua Tristeza” (Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini)

Carlos Lyra - Chora Tua Tristeza

“Rapaz de Bem” (Johnny Alf)

Carlos Lyra - Rapaz de Bem

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia!Que pena que acabou,mas sei q vem algo tao bom qto por ai rsrs .. .Parabens pelos seus 50tinha e pela qualidade do muzamusica... !Viva Saudosas Bolachas Saudades!!Bjos grandes ...

Evelyn