04/08/2009

Saudosas Bolachas (03/1972)

Laia-Ladaia-Sabatana-Ave Maria...



CAETANO VELOSO

TRANSA (1972)


Caetano Veloso em janeiro de 1972 voltava defenitivamente ao Brasil vindo de Londres onde, devido ao exílio imposto pelo ditadura militar brasileira, vivia desde 1969. Em sua bagagem ele trazia um disco gravado ao vivo em um estúdio no final de 71. O album “Transa”, titulo que talvez seja uma resposta sutil e irônica aos militares que lhe haviam solicitado anteriormente compor uma música sobre a estrada Transamazônica (rodovia que pretendia ligar Brasilia a Manaus).

Transa” é um disco brasileiro com sotaque estrangeiro; o inverso soaria falso. Neste disco Caetano vivia na Inglaterra e canta a maioria das canções em inglês; mas este fato não destitue a orginalidade e a origem das canções. Coração e alma calcados na terra Brasilis e pés na capital britânica.

Transa” traz 05 belas canções de Caetano acrescidas de outras duas interessantissimas, “Mora na Filosofia” (Monsueto Menezes/Arnaldo Passos) e “Triste Bahia”(Gregorio de Matos/Caetano Veloso) inspirada em verso honônimo do antigo poeta bahiano Gregorio de Matos (o Boca do Inferno) que intercala estrofes deste poema numa música inventiva e entrecortada com novas estrofes compostas por Caetano.

O disco foi gravado com Caetano (voz/violão) acompanhado de Jard Macalé (arranjos/violão) Tutti Moreno (bateira) , Moacyr Albuquerque (baixo) e Áureo de Sousa (percurssão); e tem participação especial de Gal Costa em “You Don’t Know Me”.

“Transa” é um disco muito envolvente e tem passagens marcantes como a entrada de “You Don’t Know Me”; o jeito de reza de “Triste Bahia”, a paz melódica de “It’s A Long Way” e o incurssivo “Mora na Filosofia”.

Um belo disco raiado no verão solar de 1972.


Laia-Ladaia-Sabatana-Ave Maria...



You Don’t Know Me


It’s A Long Way


Nine Out of Ten


Triste Bahia



2 comentários:

Anônimo disse...

isso aí meu caro Paul

Amo esse disco, e acho que vc sabe disso.


bjão Du

Unknown disse...

Como o Dú eu também adoro este disco.