26/09/2010

Saudosas Bolachas (19/73

a gata mansa...

MARISA
VIAGEM (1973)

Marisa Vertullo Brandão (1933-2003) , a Marisa Gata Mansa, cantora carioca dona de uma jeito calmo que lhe rendeu o apelido carinhoso e fez dela uma voz expressiva de seu tempo.
Começou sua carreira no período pré-Bossa Nova e ganhou destaque cantando na boate Bacará onde dividia o palco com Dolores Duran. Neste período, de um namoro com João Gilberto, houve um curioso momento, a gravação em 53 de uma musica composta por João Gilberto com Russo do Pandeiro ,“Voce Esteve Com Meu Bem”. João raramente compôs.
Nos anos 60 Marisa se dedicou ao teatro. Mudou-se para São Paulo onde trabalhou no Teatro Arena (Augusto Boal). No inicio dos anos 70 voltou a se dedicar a musica. Casada com o pianista e compositor Cesar Camargo Mariano, em 73 grava um belo disco com arranjos de Cesar Camargo e do Maestro Lindolpho Gaia, e ainda, arranjos vocais do Trio Esperança e dos Golden Boys.
O disco “Viagem” marcou a carreira de Marisa com o sucesso da canção titulo de autoria de Paulo Cesar Pinheiro e João de Aquino. A voz de Marisa e os arranjos delicados e espaciais de Cesar Camargo dão ao disco um clima equilibrado que transita pela dissonância dos anos 70, com um belíssimo piano elétrico, passando pelo astral jazzístico das casas noturnas onde Marisa cantava nos anos 50.
Em “Viagem”Marisa há regravações interessantes como uma versão jazzística de “Tai”, marcha carnavalesca imortalizada por Carmem Miranda; e ainda, o album trazia canções inéditas de Sá, Rodrix e Guarabira; de Joyce, de Gonzaguinha e Renato Rocha
É um belo album. Pretendia postar uma ou outra musica do mesmo. Mas sempre que o escuto não consigo deixar de escuta-lo na integra.
Portanto aqui estão todas as canções, que Marisa nos deixou com tanto talento nos primeiros anos dos setenta, contidas em sua Viagem.
Curta!

musicos integrantes:
Chiquito(violao, guitar) Sergio Barroso (electric and acoustic bass)Lula(drums)Hugo Bellardi(piano and electric piano)Chiquinho do Acordeon(accordion and electric accordion, also known as chicovox)Norato(trombone)Darcy(trumpet)Golden Boys,Trio Esperanca(vocals), Maestro Lindolpho Gaia e Cesar Camargo Mariano (Arranjos)


01 - Viagem (João de Aquino / Paulo César Pinheiro)

02 - Ta-hí (Pra Você Gostar de Mim) (Joubert de Carvalho)

03 - Cadeira Vazia (Luis Carlos Sá / Zé Rodrix / Guarabyra)

04 - Ingênuo (Pixinguinha / Benedito Lacerda / Paulo César Pinheiro)

05 - Perguntas (Joyce)

06 - Sodade Matadeira (Dorival Caymmi) Viagem (João de Aquino / Paulo César Pinheiro)

07 - Saia do Meu Caminho (Custódio Mesquita / Evaldo Ruy)

08 - Taberna da Glória (Renato Rocha)

09 - Doce Melodia (Abel Ferreira)

10 - Romântico do Caribe (Gonzaguinha)

11 - Quem Chorou Fui Eu (Milton de Oliveira / Haroldo Lobo)

12 - Um Dia (Caetano Veloso) Menino de Braçanã (Luis Vieira / Arnaldo Passos) Upa Upa (Meu Trolinho) (Ary Barroso)


5 comentários:

pituco disse...

paul,

discaço esse, hein?

tô ouvindo...conhecia 'viagem' com a márcia...outra voz bonita pacas, né não?

valeô
abraçsons

Anônimo disse...

Paul,
muitíssimo obrigado pelo envio dessas 12 pérolas interpretada por Marisa.
Tive a oportunidade de conhece-la pessoalmente quando trabalhava na produção
musical de um programa da TV Bandeirantes no Rio nos anos 90.
Ela era maravilhosa.
'
Curto muito seu blog.

Abração GRANDE e sucesso sempre.

Carlos

Érico Cordeiro disse...

Escolha perfeita,
Marisa foi uma das precursoras da bossa nova, pois embora cronologicamente tivesse surgido antes do movimento, seu estilo tampouco podia ser identificado ao bolero ou ao samba-canção que davam as cartas na cena musical da época - talvez tivesse sido influenciada pelo namorado João Gilberto, quem sabe.
Ela era uma cantora "moderna" antes do termo se popularizar. Pena que, como Johnny Alf (cuja obra é, sem dúvida, mais importante, até porque ele também compunha e tocava um piano muito pessoal, calcado numa mistura de samba e jazz) ela també tenha ficado meio que no ostracismo.
Revelar um pouco de sua obra é mais um grande momento do Muza! Realmente encantador esse disco (que eu não conhecia) - as faixas postadas são maravilhosas.
Parabéns!

Paul Constantinides disse...

pituco é isso ai , Viagem é um belo disco mesmo.
carlos q beleza vc ter conhecido a Marisa ao vivo e a cores. obrigado pelo gentil comentário.
erico a marisa dedicou-se um bom tempo ao teatro, mas penso tbm q a obra dela não tem o destaque merecido pela midia atual. mas fazer o que nè? mesmo sem grande alcance a gente divulga por aqui náo?
abs
paul

Paul Constantinides disse...

pituco é isso ai , Viagem é um belo disco mesmo.
carlos q beleza vc ter conhecido a Marisa ao vivo e a cores. obrigado pelo gentil comentário.
erico a marisa dedicou-se um bom tempo ao teatro, mas penso tbm q a obra dela não tem o destaque merecido pela midia atual. mas fazer o que nè? mesmo sem grande alcance a gente divulga por aqui náo?
abs
paul