07/08/2011

Viva Inezita Barroso!

Inezita Barroso esta semana comemora 60 anos de carreira

Mulher extraordinária da Musica Brasileira, Inezita Barroso nascida Ignez Magdalena Aranha de Lima em março de 1925 na cidade de São Paulo, comemora esta semana 60 anos de carreria.

Aos 86 anos de idade apresenta um dos programas de televisão mais duradouros da TV Brasileira, o Viola Minha Viola, na TV Cultura desde 1980. Além disto, Inezita Barroso é uma das cantoras mais expressivas da Musica Caipira. Sua carreira sedimentou-se neste aspecto deste os anos 50 depois de estudar violão e viola num conservatório e inclusive se formar em Biblioteconomia na USP. Sua primeira gravação foi em 1951 quando gravou Ronda (Paulo Vanzolini) e a caipiríssima Moda da Pinga (Ochelsi Laureano e Raul Torres). Desde lá até hoje, incansável, tem 80 álbuns gravados; passando da era das 78 rotações, pelo vinil e chegando ao CD. A importância desta cantora esta no seu papel de ter estabelecido através de sua carreira um valor imensurável no grande conjunto de musicas que gravou, e que são o cerne da Musica Caipira Brasileira. Veiculando-o através dos discos e de seu programa televisivo semanal.

Parabéns a esta maravilhosa artista.

Luar do Sertão (Catulo da Paixão Cearense / João Pernambuco)


De Papo Pro Ar (Joubert de Carvalho e Olegário Mariano)


Maringá (Joubert de Carvalho)

4 comentários:

pituco disse...

brother paul,

sou fã de dna.inezita barroso...ela e o marido, nos anos 80, chegaram a assistir um pocket show que eu apresentava, em sampa...conversa fiada...entende tudo de música...

abraçsons

Nicko disse...

Eu não quero outra vida pescando no rio de jereré! Com certezaaa!!!

Paul Constantinides disse...

nicko de papo pro ar é uma boa mesmo.....batendo um bom papo com vc.
abs
paul

Paul Constantinides disse...

q beleza Pituco.
a Inezita inclusive já cantou algumas canções jazzisticas e outros generos...acho interessante que ainda hoje ela leciona folclore numa faculdade em SP....ela tem uma cultura fundamental mesmo.
abs
paul