02/04/2012

Biriba Boys




 A jornalista Sandra Prado na ultimo sábado lançou o livro “Sergio Weiss, o Biriba do Brasil”, um belíssimo livro documentário que fala de aspectos biográficos da vida do compositor, arranjador e pianista Sérgio Weiss, de São José dos Campos, SP, e que entre os anos 50 e 90 esteve a frente de diversas bandas e orquestras que ele mesmo administrava e montava.

 Destes grupos, destaca-se o Biriba Boys, que atuou entre os anos 50 e 60. O livro de Sandra Prado é muito oportuno e joga luz sobre um tema muito importante de parte da história recente da nossa musica.

Além de aspectos biográficos de Sergio Weiss o livro nos conta um pouco da história de São José, traz depoimentos de diversas pessoas ligadas a vida do compositor, uma entrevista com ele e a partitura da musica “Minha Cidade”, que Sergio compôs em homenagem a cidade de São Jose dos Campos.

Escutem abaixo a gostosa musicalidade do Biriba Boys que nos anos 60 foi uma expressiva e bastante popular banda de baile do Brasil.

“O-ba-la-la” (Joao Gilberto), Biriba Alegra o Brasil (1965)  
 “Prece ao Sol” (Jorge de Castro/Wilson Baptista)
   
 “O Morro Não Tem Vez” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), Biribalanço (1969)  
“Samba de Verão” (Marcos Valle/Paulo Sergio Valle), Biribalanço (1969)

4 comentários:

Lu Saharov disse...

Sergio Weiss foi o maestro que marcou nossas vidas, por décadas, nos bailes do Trianon Clube. Ele merece todas as homenagens pelas lindas noites que nos propiciou com os seus Biriba Boys!

Érico Cordeiro disse...

Como tem gente boa nesse Brasil, Mr. Paul!
Obrigado por resgatá-los e apresentá-los a nós.
Não conhecia o trabalho do Weiss, mas o som da sua orquestra Biriba Boys é muito legal, uma atmosfera alegre e, ao mesmo tempo, nostálgica, como uma lembrança boa de um tempo que não volta mais.
Abração!

pituco disse...

grande paul,

happy easter pra ti e todos aí...

abrsons

Anônimo disse...

Este timbre em uníssono de vários instrumentos não foi idéia dos Biriba Boys, uma vez que já existia nos Estados Unidos. Mas este grupo brasileiro impressionantemente deu forma definitiva ao som característico de um grupo de baile de 1960 e foi copiado por todo o Brasil.
Lembro bem dos grupos Breno Sauer, Manfredo Fest e vários conjuntos de baile que tentavam faxer algo parecido.
Mas ninguém conseguiu esta sonoridade.