10/05/2008

BRAZILIAN MUSIC NO FOCUS 2008


O Focus Brazil 2008, evento promovido pela PMM (Plus Media e Marketing) tem durante três dias vários e interessantes painéis de debates sobre Educação da Língua Portuguesa nos Estados Unidos, Turismo, Comunidade Brasileira no Exterior, Comércio, etc. Nesta ultima sexta (09 de maio) em seu oitavo painel o tema foi a Brazilian Music.

Fui lá conferir.

O evento iniciou pontualmente as 16hs. O mediador do debate foi Mark Nerenhausen CEO do Broward Center for the Performing Arts, local em que se realizava o Focus Brazil 2008 e ressalta-se, é uma instituição do Condado de Broward que mantém convênio com órgaos institucionais brasileiros para divulgar nossa cultura aqui.

Além do mediador, participaram do debate, James Quinlan da Rhythm Foundantion, Tom Gomes do Grammy Latino, o compositor e arranjador Antonio Adolfo e a cantora Loren Oliveira.

Após a apresentação de cada um dos debatedores desenvolveu-se discussões diversas, das quais ressalto:

- A popularidade e a identidade da música brasileira no mercado norte americano.

- A importância da participação da música latina (brasileira) no Grammy.

- A choque que existe entre a expectativa do espectador brasileiro (imigrante) e o desprezo do artista brasileiro quando faz um show no exterior.

- O crescente uso da internet como instrumento para aquisição de música.

Enfim, tópicos interessantes até onde foi o debate, desenvolvido num bom tom de inteligência, humor e tudo assim. Foi curto o tempo estipulado ao debate. Havia o interesse dos presentes querendo fazer mais perguntas, mas evento que se iniciava às 17hs. deu ao debate cara de que foi bom mas podia ter durado mais.
Musica é um papo que da muito pano pra manga.

Em seguida ao detabe houve uma apresentação a imprensa e entrevista com o cantor e compositor Jorge Benjor que veio a Miami para se apresentar no JVC Miami Jazz Festival próximo dia 17 e também para receber homenagem especial do XI Brazilian International Press Award que se realiza neste sábado, dia 10.


2 comentários:

Anônimo disse...

JorgeBenjor em Miami? Que massa!!!

Davi Romero

Anônimo disse...

Estive no debate anterior e a este ai tbm. e gostei de tudo sim.

Maria Lourdes Nascimento, NY