31/03/2009

Saudosas Bolachas (05/1971)

QUANDO OS MALUCOS COMEÇARAM A DAR AS CARAS.

Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Miriam Batucada e Edy Star.
"SOCIEDADE DA GRÃ
-ORDEM KAVERNISTA APRESENTA : SESSAO DAS 10" (1971)

Foi em 1971 que os caminhos de Sérgio Sampaio e Raul Seixas se cruzaram. Àquela altura o primeiro ainda não tinha botado o seu bloco na rua e vivia a menos de um ano no Rio de Janeiro; perambulando pela cidade como um hippie, mendigo e músico. Vindo de Cachoeiro do Itapemirim, ES, onde aprendera a tocar violão e a gostar de samba, boleros e valsinhas com seu pai e com seu tio que entre outras coisas fora autor de musica gravada por Roberto Carlos em 1970:“Meu Pequeno Cachoeiro”. Raul Seixas, baiano, que na infância amava ouvir Luiz Gonzaga, mas na adolescência se tornaria fã de Elvis Presley. Montou a banda “Raulzito e os Panteras” que Jerry Adriani levou ao Rio e conseguiu que gravassem um disco em 1968 que não “estourou”. Esta experiência deixou Raul Seixas no Rio, onde tornou-se um dos diretores de produção de gravação da CBS, no setor de musica jovem. Raul e Sérgio se conheceram quando Sérgio foi com um amigo para um teste na CBS. Raul estava cordenando estes testes e não gostou do que o amigo de Sérgio apresentara; mas ficou curioso com a figura de Sérgio e pediu que o mesmo tocasse algo. Logo nasceu uma amizade. Sérgio apresentava os sambas para Raul, que por sua vez lhe apresentava os rocks; e logo começaram a compor.
Pode-se facilmente deduzir em que condições nasceu o projeto “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10”. Tanto Raul, como Sergio; viviam no palácio dos excessos.

(Sergio e Raul)

Para o projeto Raul convidou Edy Star, um roqueiro adepto ao gliterismo (plumas e paêtes no rock) e para equilibrar convidou Miriam Batucada, então uma sambista paulista no inicio de sua carreira. O relevante neste episódio é que Raul Seixas, devido ao seu cargo, possibilitou a gravação deste disco que hoje é considerado raridade e disputadíssimo no mercado das pulgas. Entre cada música há a inserção de vinhetas com entrevistas com transeuntes nas ruas que falam sobre os mais diversos assuntos, há dialogos desconexos e as músicas. As músicas são uma mistura de baladas, boleros, samba, rock, marchinhas, choro, baiões e inserções de aberturas de programas de televisao. É interessante identificar a voz de Raul Seixas neste album, seu espirito deboxado e malicioso; caracteristicas de sua personalidade musical. Também se identifica facilmente a participação de Sérgio Sampaio com sua poética que aborda temas incomuns pra época e que remetem muito há um universo da leitura de acontecimentos cotidianos.

(Miriam Batucada)

O disco começa com uma marcha circesense e uma voz dizendo : “ Respeitavel público, a Gran-Ordem Kavernista pede licença para apresentar o maior espetáculo da Terra....”
O disco termina com a vinheta “Finale” onde se ouve a discarga de uma privada.
Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10..” é um assalto da cultura udigrudi, do expirimentalismo, numa renomada gravadora. Um sopro de criatividade, rebeldia e desbunde no inicio dos anos 70.

(Edy Star)

Ps: O disco depois de lançado em pouco tempo foi recolhido e não teve nenhuma divulgação comercial. Houve relançamento do “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista...” em 1995 pela Rock Company e em 2000 pela Sony”.

Escute agora 4 faixas deste raro disco.

“Eu Vou Botar Pra Ferver” (Sergio Sampaio/Raul Seixas)
Marcha carnavalesca hibrida com Xaxado.


Eu Acho Graça” (Sergio Sampaio)
Samba de Roda elétrico.


“Dr. Pacheco”(Raul Seixas)
Balada de rock.


Finale”(vinheta da privada no fim do disco)

4 comentários:

Anônimo disse...

M A R A V I L H A A A a a a aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! ! ! . . .


ps: informo que a irmã de miriam batucada vive ha muito tempo em maringá e tem um prgrama de tv na rede net local
de gosto duvidoso, tipo "la em casa", como ela própria!!! bjus...
Edu

Anônimo disse...

Paul
Que barato este lance ai, adorei.
abs
Gustavo

Anônimo disse...

Eu vou botar pra ferver, q musica legal!!!
Dr. Pacheco tbm.

valeu!

Rita

Anônimo disse...

Maravilha Paul você dividir toda essa boa loucura com a rapaziada de agora.