19/07/2009

LUA

(foto: paul constantinides)


20 de julho de 1969. Há quarenta anos assistia pela TV o homem pisando na Lua. Tinha meus dez anos de idade e foi um momento marcante de minha vida.
Dei uma olhada na minha discoteca e fui encontrando musicas dedicadas a Lua.
Eis aqui uma boa amostra do que tanto já se cantou a este objeto luminoso dos nossos sonhos e anseios.


“No Mundo da Lua” (Ana Maria Portella) , Alaide Costa (1961)

Alaide Costa - No Mundo da Lua

”Lua Branca” (Chiquinha Gonzaga), Antonio Adolfo (1997)

Antonio Adolfo - Lua Branca

“Lua, Lua, Lua” (Caetano Veloso) , Caetano Veloso (1977)

Caetano Veloso - lua lua lua

“Dança da Lua” (), Cama de Gato , (1993)

Cama de Gato - Danca da Lua

“Vem É Lua” (Candeia) , Candeia (1971)

Candeia - Vem eh Lua

“Luar do Rio” (Lenine/Braulio Tavares), Carol Saboya (1997)

Carol Saboya - Luar do Rio

“Banho de Lua”( P. de Filippi/F. Migliacci/versão Fred Jorge), Celly Campelo (1959)

Celly Campello - Banho de Lua

“Lua Cheia” (Chico Buarque/Toquinho), Claudette Soares (1968)

Claudette Soares - Lua Cheia

“Ontem ao Luar” (Catulo da Paixão Cearense e Pedro de Alcântara) , Diana Pequeno (2001)

Diana Pequeno - Ontem ao Luar

“Lua Nova” (Edu Lobo/Torquato Neto), Edu Lobo (1966)

Edu Lobo e Maria Bethania - Lua Nova

“Lua Branca” (Chiquinha Gonzaga), Eliete Negreiros (1992)

Eliete Negreiros - Lua Branca

“Luar (A Gente Precisa Ver)” (Gilberto Gil) , Gilberto Gil (1981)

Gilberto Gil - Luar (A gente precisa ver)

“Luar, Luar” (Jards Macalé), Jards Macalé (1994)

Jards Macale - Lua, Luar

“Lua Cheia” (Leopoldo Curi), Leopoldo Curi (2007)

Leopoldo Curi - Lua Cheia

“Lua Cheia” (Tom Jobim), Lisa Ono (1989)

Lisa Ono - Lua Cheia

“Bossinha Pra Lua” (Maguinha/Douglas Lora), Maguinha e Douglas Lora (2007)

Maguinha e Douglas Lora - Bossinha Pra Lua

“Cantiga Pra Lua”(Maria da Paz), Maria da Paz (2008)

Maria da Paz - Cantiga Pra Lua

“Lua” (Mario Seve/PedroLuis), Mario Seve e Baticun (2007)

Mario Seve e Baticun - Lua

“Gotas de Luar” (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito), Marisa Monte (2000)

Marisa Monte - Gotas de Luar

“Luar de Iô-Iô” (Odair/Tom Zé), Odair Cabeça de Poeta e o Grupo Capote (1975)

Odair Cabeca de Poeta - Luar de Io Io

“Olha a Lua” (John Neshling - Geraldo Carneiro) , Olivia Byington (1980)

Olivia Byington - Olha a Lua

“Luar e Batucada” (Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça) , Paula Morenlanbaum (2008)

Paula Morelenbaum - Luar e Batucada

“Meu Amor Se Mudou Pra Lua” (Nenung) , Paula Toller *(2008)

Paula Toller - Meu Amor Se Mudou Pra Lua

“Pedra da Lua” (Toninho Horta), Paulo Moura (1976)

Paulo Moura - Pedra da Lua

“Quarto Crescente” , A Quatro Vozes (2004)

A Quatro Vozes - Quarto Crescente

“Lua Rosa” (Renato Motha k Vander Lee), Renato Motha e Patricia Lobato (2008)

Renato Mota e Patricia Lobato - Lua Rosa

“Na Lua Não Há” (Helena dos Santos), Roberto Carlos (1963)

Roberto Carlos - Na Lua Nao Ha

“Eu, o Luar e Você( Sivan Castelo Neto) , Rosa Pardini (1959)

Rosa Pardini - Eu, oLuar e Voce

No Mundo da Lua (Rubinho / Mauro Assumpção), Rubinho e Mauro Assumpção (1972)

Rubinho e Mauro Assumpcao - No Mundo da Lua

“Rio de Luar” (Geraldo Espíndola), Tetê e o Lírio Selvagem (1978)

Tete e o Lirio Selvagem - Rio de Luar

“A Lua e Eu” (Cassiano/Paulinho Motoka), Cassiano (1978)

Cassiano - A Lua e Eu

“Luar do Sertão” (Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco), Maria Bethania (2004)

Maria Bethânia - Luar do sertão



“La Luna É Bella” (Suzana Salles/Ná Ozetti), Suzana Salles (2001)
Suzana Salles - La Luna eh Bella

“Lunik 9” (Gilberto Gil), Elis Regina (1967)
 Elis Regina - Lunik 9

4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Paul
Otima ideia a lembranca da conquista da Lua.
E obrigado.
Coincidentemente eu estou tocando na gravacao do Caetano.
Abs
AA

Anônimo disse...

Paul Peter como vc foi se esquecer de Lunik 9???

Precisa de uma bela razão!!!

Poderia ter escolhidoo uma, ou mesmo colocar as duas versões, com o Gil

e com a Elis.

Linda foto... Como fica em p&b? Me envie!!! Pode ser??

BJUS LUNARES

Paul Constantinides disse...

obrigado pelo toque.
eu nao esqueci do Lunik9 / eu estava no mundo da lua (risos)

olha, atualizei o blog com a Elis cantando o Lunik 9, realmente importante canzao..a unica desta lista q fala explecitamente do homem pisando na lua.
valeu
abs
paul

Anônimo disse...

Que delícia.
Pura nostalgia.
Boa semana p vc e família.
abs.
D