13/08/2009

Saudosas Bolachas (05/1972)

O PÉ E A CABEÇA NA GERAÇÃO WOODSTOCK

(foto feita durante o festival de Woodstock/ 1969)


Dia 15 próximo se comemora 40 anos do Festival Woodstock um marco da cultura hippie e do movimento da contracultura; onde se celebrou os icones daquela juventude : a paz, o amor a liberdade com muito rock’n’roll, folk music e country.
Neste mesmo periodo no Brasil haviam grupos e bandas conectados com este movimento cultural.
Para homenagear este momento, o Saudosa Bolachas /72 traz dois trabalhos ligados com o astral hippie e que foram lançados durante o mesmo periodo.



KARMA
KARMA (1972)

Jorge Amiden era o talentoso guitarrista do “O Terço” que saiu da banda, devido a desentendimentos, e foi morar num sítio nos arredores do Rio de Janeiro. Lá com dois amigos formou o grupo Karma e criaram canções com forte influência de rock e folk music.
Em 1972 eles gravaram um disco RCA com o mesmo nome da banda “Karma”. Um disco originalissimo com sonoridade acustica usando-se apenas um violão (Luiz Mendes Jr.), guitarra de três braços (Jorge Amiden) e o baixo (Alencar Constant). O album traz a suavidade transcendental daquele periodo. O vocal afinado em coro reforça o lado psicodélico do grupo.
Karma foi um grupo que viajou direto no lance udigrudi, paz e amor bicho!
O som é interessante e maneiro.
Plumas ao por do sol.


Blusa de Linho (Amiden/Zé Rodrix)


Do Zero Adiante (Amiden/Mendes Junior)


Tributo ao Sorriso (Amiden/Hinds)


Venha Pisar na Grama (Amiden/Mendes Junior)



SÁ, RODRIX E GUARABIRA
PASSADO, PRESENTE E FUTURO (1972)

Em 1971 três musicos amigos começaram a tocar juntos devido a uma identidade surgida entre eles e pelo modo de vida que levavam dentro de uma forma em ver o campo mais interessante que a cidade.
Luis Carlos de Sá, o Sá, musico carioca que desde 65 perambulava por festivais no Rio e Sao Paulo, tinha um compacto simples gravado e uma musica “Menina de Hiroshima” gravada por Nara Leão.
Guttemberg Guarabyra , musico e cronista, baiano que veio ao Rio em 67 e tocou com Carlos Sá e Sidney Miller no espetaculo de inauguracao do Teatro Casa Grande (RJ). Participou de festivias e sua musica em parceria com Danilo Caymmi e Renato Correa (“Casaco Marrom”) vence o Festival de Juiz de Fora (69). Em 71 começou a trabalhar na direção artistica deste festival e conheceu Sá.
Zé Rodrix, musico paulista, cantara no grupo vocal Momento Quatro e depois tocava guitarra/flauta e voz no Som Imaginário, o qual abandona em 71.
Em 1972 o grupo Sá, Rodrix e Guarabyra lançam o album “Passado, Futuro, Presente” com composições próprias e sonoridade original com pitadas de regionalismo, toadas e country rock.
Letras que falam de um caroneiro na beira da estrada, da beleza do sol...o astral da liberdade, cabelos compridos, anos 70.

Sá, Rodrix e Guarabyra o canto poético e suave deste momento, de uma geração.


Primeira Canção de Estrada (Sá/Rodrix)


Hoje Ainda É Dia de Rock (Zé Rodrix)


Azular (Luiz Carlos Sá)


Juriti Butterfly (Sá/Guarabira)

Nenhum comentário: