03/11/2009

Saudosas Bolachas (17/1972)

MPB4
“CICRATIZES” (1972)

O MPB4 ė um grupo vocal e instrumental surgido em Niterói, RJ em 1965. Sua primeira formação contava com Miltinho (1943), Magro (1943), Aquiles (1948) e Ruy Faria (1937).
O grupo formou-se dentro do Centro Popular de Cultura, filiado a União Nacional dos Estudantes (UNE) num periodo de grande contestação política devido a ditadura militar imposta em 1964.
Os integrantes do MPB4 tinha formações diferenciadas. Miltinho tocava violão que aprendera com Jodacil Damasceno; Magro tocava violão e aprendera teoria musical com Eumir Deodato; Ruy era recem-formado em Direito e crooner na noite carioca; e Aquiles, na epoca com 17 anos de idade, participava de um coral numa escola estadual.
O MPB4 ė uma extensão contemporanizada dos Os Cariocas, grupo vocal da Bossa Nova.
O MPB4 foi o grupo vocal da MPB.
O grupo foi porta voz de vários compositores censurados e atravessaram a dėcade de 70 como um tipo de resistência cultural a invasão da musica estrangeira.
Tecnicamente o MPB4 desenvolviam uma harmonia vocal marcante e equilibrada. Em 1972 o grupa lançou “Cicatrizes”, o oitavo de sua longa carreira (o grupo existe atė hoje).
“Cicratizes” traz belas versões e transposições de musicas de Chico Buarque, Milton Nascimento, Sidney Miller e outros.
Trata-se de um disco importante do ano de 1972.


MPB4 / O Navegante (Sidney Miller)


MPB4 / Partido Alto (Chico Buarque)


TAIGUARA
“PIANO E VIOLA” (1972)

O pianista, cantor e compositor uruguaio Taiguara (1945-1996) vivia no Brasil desde 1949. No Brasil ele começou sua carreira nos anos 60 tocando com Cesar Camargo Mariano. Em 1967 atraiu-se pelo mundo pop e iniciou uma carreira solo como cantor e compositor que obteve sucesso com várias composições em Festivais. Apesar de ter tido durante os anos 70 problemas com a censura por sua postura política, seus maiores sucessos eram musicas românticas.
A importância do trabalho de Taiguara consiste em sua formação jazzistica transpassando para o popular. Isto ė uma das caracterisictas das tendências do estabeleceu a MPB. O canto tambėm, limpido, cristalino e semi-suave ė a continuação do canto caracteristico da Bossa Nova pasteurizando-se com o canto pop.
Em 72, Taiguara gravou o seu oitavo disco “Piano e Viola”. “Piano e Viola” ė o terceiro disco que encerra uma fase muito popular deste compositor, iniciada em 1969 com o album “Hoje” e depois com o album de 1971, “Viagem”.
“Piano e Viola” traz arranjos bem elaborados de Lindolfo Gaya, Eduardo Neto e Tayguara mixando base de jazz e pop com acustica sinfônica. Taygyara compos todas as canções do album e se fez acompanhado de Menezes (violão), Chiquito (guitarra), Osvaldo Damião (baixo) e Lula (bateria).
“Piano e Viola” ė um extrato musical com a cara e o gosto de 72.

TAIGUARA/ “Teu Sonho Não Acabou” (Taiguara)


TAIGUARA/ “Piano e Viola”(Taiguara)

7 comentários:

monica camargo neves disse...

ah! Tayguara!...a primeira vez que o ví e ouví,foi no festival da Tupy,ele cantando Helena,Helena.Foi choque,foi love at first sight!aquele poeta,aquele ser que transcendia a dor e a beleza,e era both!a voz,o encanto...e aí ele segue cantando Hoje,O Universo Em Teu Corpo...ele e John Lennon são de 9 de outubro.Depois ele se encantou com Cuba,e talvez deva ter se desencantado também,mas afinal,nos encantou sempre!Ele permanece como uns dos grandes!Obrigada por nos trazer ele um pouquinho mais!

Paul Constantinides disse...

monica..que legal vc ter visto o Tayguara neste periodo tao interessante da epoca dos festivais entre os anos 60/70...obrigado por deixar aqui este registro seu. valeu mesmo.
abs
paul

Érico Cordeiro disse...

Grande Paul,
O disco do MPB4 é fabuloso, completamente político, contestador (um perigo, pois vivíamos uma ditadura tenebrosa).
Taiguara também foi uma voz importante daquele período - pena que partiu tão cedo.

Paul Constantinides disse...

grande erico
vc tem razao, o MPB4 teve este papel politico/cultural.
qto ao Taiguara, realmente foi levado por um cancer, mas a vida eh assim mesmo, neh?
pelo menos deixou uma boa marca na nossa musica popular.

abs
paul

pituco disse...

paul,

mp4 e taiguara...mais um resgate bacanudo

assisti o mp4 em várias oportunidades...bons tempos,hein?(teatro cacilda becker)...e outro no tuca,com o quarteto em cy...aliás,o tuca foi um templo de showzaços...assisti lá...toquinho e simone...maria,maria(grupo de dança corpo)...elis regina(saudade do brasil)...marina lima, joão bosco...inclusive,a banda da qual participei, estreou o segundo lp lá...rsrsrs

já, taiguara nunca assisti ao vivo...mesmo porque havia uma censura cerrada em torno de suas apresentações e discos, não é isso?...sua poesia e musicalidade são incontestáveis...encontrei,tempos atra´s,no youtube um vídeo do taiguara cantando uma canção do milton nascimento e f.brant...outubro...piramidal

http://www.youtube.com/watch?v=DoVMLJK6ebg

segue link pra se conferir oportunamente.

abraçsons pacíficos

Paul Constantinides disse...

pituco muito obrigado pelo link, vou conferir.
assisti certa vez um show do Chico Buarque com o MPB4...ano, 72/73..tinha onze ou doze anos de idade...vivia em Lorena, interior de SP...como o show foi parar lah, grazas a uma faculdade de Filosofia se nao me engano...pessoal conectado com o momento politico..o show foi marcante para mim....muito mesmo...

tayguara para mim, tbm eh mais uma memohria televisiva ....

abs
e tudo de bom
paul

Paul Constantinides disse...

pituco muito obrigado pelo link, vou conferir.
assisti certa vez um show do Chico Buarque com o MPB4...ano, 72/73..tinha onze ou doze anos de idade...vivia em Lorena, interior de SP...como o show foi parar lah, grazas a uma faculdade de Filosofia se nao me engano...pessoal conectado com o momento politico..o show foi marcante para mim....muito mesmo...

tayguara para mim, tbm eh mais uma memohria televisiva ....

abs
e tudo de bom
paul