19/01/2010

Por São Luiz do Paraitinga

Da velha e boa Jacapau

S.Luiz do Paraitinga em dois momentos : carnaval e inundação.

S.Luiz do Paraitinga é uma cidade localizada na Serra do Mar, na região do Vale do Paraiba.
Recentemente a cidade sofreu sérios desabamentos de seu sítio urbano e histórico devido as fortes chuvas, no inicio de janeiro, e também devido ao impacto do forte desmatamento da mata natural que ocorre sucessivamente nos morros que circundam a cidade devido ao plantio industrial de eucaliptos, que altera ano após ano a dinâmica hídrica da região.
Alguns músicos da cidade de Jacareí se reuniram e decidiram fazer um baile carnavalesco para angariar materiais de limpeza e higiene pessoal, itens que a cidade precisa com certa urgência.
O evento se deu no Clube Atlético Ponte Preta de Jacareí na tarde do domingo, 17 de janeiro. A tarde chuvosa talvez tenha impedido o acesso de um publico maior. Porem, cerca de uma centena de pessoas compareceram com seus produtos e desfrutaram de uma apresentação calorosa e musical de marchas carnavalescas de S. Luiz do Paraitinga. Os músicos que se apresentaram haviam ensaido apenas três vezes para o show, pois raramente tocam juntos, e o resultado foi excelente.
Vale lembrar que S.Luiz do Paraitinga é uma cidade que tradicionalmente celebra um caloroso carnaval de rua e tem a fama de ter compositores ilustres de marchas carnavalescas.
Eu fiz algumas fotos deste evento, assim como a fotografa de Jacareí, Edna Medici.
Aqui eu posto o slideshow de minhas fotos com musica executada no evento, assim como o
Slideshow de Edna Medici, que alem de conter fotos e vídeo do evento, traz algumas fotos da cidade de S.Luiz do Paraitinga.

Palavra de Amor


Xinxin de galinha

12 comentários:

Edna Medici disse...

Valeu cada segundo em sua companhia, amigo. Foi mesmo muito legal poder participar disso. Beijo enorme de sua fã
Edna Medici

Érico Cordeiro disse...

Mr. Paul,
Tomara que a cidade possa se recuperar brevemente. Seu patrimônio arquitetônico e cultural é bastante importante - não merece ficar ao sabor da irresponsabilidade dos poderes públicos.
A mobilização da população é fundamental nesse processo.
As fotos permitem ver como é a cidade e também retratam muito bem o caos que tomou conta da cidade - espero que a enchente não tenha comprometido a estrutura das casas e prédios históricos.
Abração!

Anônimo disse...

Paul
Que legal! As suas fotos sempre bacanas. A fotos desta fotografa, Edna, traz uma edição bonita e boas fotos.
Importante que cada um se mobilize como puder por uma causa importante como a recuperação desta bela cidade.
Abraços
Valdir

Paul Constantinides disse...

Edna eu q agradeço o fato de vc ter me dado um toque sobre este evento e tbm por gentilmente ter cedido o arquivo musical q vc registrou no show destes musicos super competentes de Jacapau.
abs
musa musicais
paul

Paul Constantinides disse...

Brother Èrico
penso q o maior prejuizo para S. Luiz do Paraitinga foi realmente a perda irrepárevel de vários monumentos históricos e este ano, provavelmente, não vai rolar o tradicional carnaval de rua na cidade.
Mas sem dúvida a solidariedade é o maior instrumento de ajuda q temos agora.
abs
musa musicais
paul

Paul Constantinides disse...

Valdir
obrigado pelo comentário carinhoso.
abs
paul

Camila Vasconcellos disse...

Olá adorei o vídeo parabéns! Será que você poderia me mandar as fotos por email, eu fiz parte da banda e queria ter as fotos arquivado, obrigada!

Paul Constantinides disse...

oi camila
q legal q vc gostou.
já deixei meu email num recado no seu blog _ O Palco_ aliás, um blog super simpático.
vamos nos falando
abs
paul

Anônimo disse...

nunca fui fã do carnaval,(para mim),entretanto facilmente reconheço sua força cultural em várias camadas da sociedade.Já tinha ouvido falar do carnaval singular de São Luiz,por ser de rua e manter suas tradições-e espero que a cidade através de seus poetas,músicos,letristas,e enfim,a comunidade local não se desanime face a tal tragédia e se reergam ainda melhores.Que não esperem pelo poder público.Que seu orgulho de ser uma comunidade ímpar os ajudem.Entretanto,rezo para que eles JAMAIS caiam na tentação de se desvincularem disto tudo que fazem-é autentico!belo! Espero que eles NUNCA se tornem um carnaval do Rio,ou mesmo de São Paulo,ou a Festa do Boi no Amazonas-ví aquilo inocente,belo,verdadeiro,de acordo com suas raízes,e hoje é uma réplica do carnaval do Rio...horrendo!mas muito mais rentável,é claro!

Paul Constantinides disse...

boa reflexão Rotten.
eu acho q S.Luiz do Paraitininga manterá sua originalide, mas como tudo no planete, com o tempo sempre ocorre transformações..mas a beleza se manterá sem duvida.
abs
e obrigado pelo comentário.
paul

pituco disse...

grande paul,

post piramidal...por outra, muito triste esses desastres causados pelas chuvas...perda inestímável.

abraçsonoros

Paul Constantinides disse...

gracias querido Pitucosan
solidariadade total ao q vc passou no Japão tbm, meu caro.
abs
musa musicais
paul