20/08/2010

Saudosas Bolachas (16/1973)

LUIZ CLAUDIO

CANTIGAS (1973)

Luiz Claudio é um cantor, compositor e violinista mineiro. Surgiu no cenário artístico em 1949. Em sua Belo Horizonte , ele cantava num trio que se apresentava em rádios e logo foi atraído pelo Rio de Janeiro onde foi e integrou o grupo Trovadores do Luar que durante os anos 50 tiveram grande sucesso apresentando-se em rádios, cassinos e casas noturnas. Ainda nos anos 50 Luiz Claudio começou a gravar discos solos caracterizando-se como um cantor de voz aveludada e cristalina que num período pré-Bossa Nova com seu violão e seu canto pavimentou a encruzilhada musical que a musica brasileira vivia entre sambas e foxes.
Em 1973 perto de completar 25 anos de carreira Luiz Claudio gravou “Cantigas” um disco conectado com suas raízes mineiras com canções folclóricas e outras inspiradas na vida interiorana de sua Minas.
“Cantigas” traz arranjos interessantes e fica patente em sua sonoridade a supremacia da sonoridade urbana sobre a interiorana. Esta mescla dá um aspecto interessante e peculiar no resultado final do disco. A voz de Luiz Claudio, ainda, dá um belo acabamento a estas cantigas, perdidas, num momento idílico dos 70.

“Amo-te Muito“(Joao Chaves) Participaçao da cantora Luiza

“Mucama” (Goncalves Crespo)

“ Cantigas” (Arranjo e Adaptacao Luiz Claudio)

“Correnteza” (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)



MILTON NASCIMENTO
MILAGRE DOS PEIXES (1973)

Milton Nascimento em 1973 aprofunda a sua busca e o seu experimento musical em fundir uma musica brasileira com requinte e elementos musicais universais que teve como marco inicial o seu album de 72, o Clube da Esquina.
Reunido com uma gama de músicos experientes e outros tão novos ou mais novos do que ele criou-se o album “Milagre dos Peixes”. Um disco que traz o peso de dor e tristeza muito crua na sua superfície e no canto evocativo de Milton.
Como se bem diz em A MUSICA QUE VEM DE MINAS : “ Em Milagre dos Peixes, boa parte das letras foi censurada. Essa é a explicação para um maravilhoso disco de solfejos, sugestões, de palavras não ditas, de uma agonia ímpar. Se há uma obra que traduz o momento tenebroso que vivia o Brasil, é Milagre dos Peixes. Apesar de subestimado, é o disco mais arrepiante de Milton. Numa das poucas músicas completamente cantadas, a voz infantil de Nico Borges desafina o surrealismo de Pablo. Uma forte experiência sensorial.”
De fato, “Milagres dos Peixes”é um retrato musical de dor e alegria e que traduz com correção o dourado e a tormenta dos primeiros anos dos anos 70.

Gravado nos Estúdios EMI-ODEON - Rio de Janeiro, 1973
Produtor Fonográfico: Ind. Elét. e Musicais Fábrica Odeon S.A.
Diretor de Produção: Milton Miranda Diretor Musical: Maestro Gaya Supervisão Musical: Milton Nascimento Assistente de Produção: Manoel Moraes Diretor Técnico: Z. J. Merky Técnico de Laboratório: Renny R. Lippi Técnico de Remixagem: Nivaldo Duarte Capa: Noguchi Foto: Noguchi e Ronaldo Cientista
ABBEY ROAD REMASTERING
Remasterizado nos Estúdios ABBEY ROAD Londres, Maio/1994
Supervisão: Milton Nascimento
Coordenação Geral: Márcio Ferreira Coordenação da Produção: João Augusto Coordenação do Projeto: Sônia Antunes Engenheiro Remasterização: Peter Mew Supervisão Técnica: Roberto Marques Coordenação de Estúdio: Chris Buchanan Adaptação e Coordenação Gráfica CD: Otávio Bretas Produção Gráfica: Ivone Diniz e Egeu Laus Computação Gráfica: Ana Amorim, Márcia Mafia, Pablo Trincado e Beto Ferreira Consultoria Jurídica: Antonio Coelho, João Carlos Eboli, Aracy Duarte e Joel Weinstein
Musicos : Milton Nascimento (violáo, piano, voz), Wagner Tiso (Piano, Orgáo), Nelson Angelo (violão, guitarra), Nivaldo Ornellas (Sax, soprano), Nana Vasconcellos (percurssáo), Robertinho Silva (bateria), Paulo Moura (Sax, soprano), Paulinho Braga (bateria), Novelli (baixo), Orquestra de Cordas e Violinos. Clementina de Jesus, Gonzaga Jr., entre outros (coral).

Carlos, Lúcia, Chico e Tiago(Milton Nascimento)

“A chamada”(Milton Nascimento)

“ Pablo”(Milton Nascimento - Ronaldo Bastos)Participação: Nico Borges

“Hoje é Dia de El Rey”(Milton Nascimento - Marcio Bastos)



Novelli, Caymmi, Horta e Guedes Novelli/Danilo Caymmi/Toninho Horta/Beto Guedes (1973)

Aberto de Castro Guedes (Beto Guedes) ( Monte Claros, MG,1951) violinista, cantor e compositor; Djair de Barros e Silva (Novelli) (Recife, 1945) baixista, pianista, compositor e cantor; Antonio Mauricio Horta de Melo (Belo Hozizonte, 1948) compositor, arranjador e guitarrista; e Danilo Candido Tostes Caymmi (Rio de Janeiro, 1948) compositor, cantor e flautista.
Quatro músicos praticamente da mesma geração com vinte e poucos anos em 73. Cabeludos, ligados a cultura pop da época. Ligados a musicalidade transcendente da Bossa ao Jazz, do Jazz ao Rock, disto tudo a Musica Brasileira.
Ligados por familiaridades musicais e espaços interseccionados em estúdios de gravação como com Milton Nascimento, como com Luiz Eça.
Musicos com trabalhos próprios que um produtor enxergou a possibilidade de colocar num mesmo album. Ilustrando bem o espaço intersecionado que o quatro tinham entre si.
Ouve-se o album e a impressão é que se trata de um só artista. O produto sonoro é envolto por consistência e criatividade. Trata-se de talentos.
Um disco sui generis, um album que não teve show e não teve consequência enquanto grupo. Uma plataforma que os quatro usaram bem e de forma harmônica.
Um belo disco.

Gravadora: Emi-Odeon
Produdor: Milton Miranda/Nelson Angelo
Formato : LP/1973
Musicos: Beto Guedes (violão, bateria,voz), Danilo Caymmi (flauta, voz), Toninho Horta (guitarra, violáo percurssáo, voz), Novelli (baixo, piano, voz), Flavio Venturini (acordeon), Frederiko (guitarra), Lö Borges (baixo), Mauricio Maestro (percurssáo), Vermelho (órgão), Everaldo Ferreira (tumba), Fernando Leporace (baixo), Nelson Angelo (guitarra), Robertinho Silva (bateria)

“Caso Voce Queira Saber” (Marcio Borges/Beto Guedes) canta Beto Guedes

“Manuel, o Audaz” (Toninho Horta/Fernando Brandt) canta Toninho Horta

“Luiza” (Novelli)

“Serra do Mar” (Danilo Caymmi/Ronaldo Bastos) canta Danilo Caymmi.

Nenhum comentário: