17/09/2010

Saudosas Bolachas (18/73

GILBERTO GIL
CIDADE DO SALVADOR (1973)

Durante o verão de 73 Gilberto Gil (Salvador, Bahia, 1942) gravou um album duplo que não terminaria até o verão do ano seguinte.
O album estranhamente foi arquivado e lançado apenas em 1998, porem em 73, muitas musicas do disco foram veiculadas através de compactos; como “Meio de Campo” (Gilberto Gil), “Um Xodó”(Dominguinhos/Anastacia), “Maracatu Atömico (Jorge Mautner/Nelson Jacobina) entre outras. Assim sendo, o disco de uma forma não muito ortodoxa, fez parte do relicário musical dos anos 70 sem duvida alguma. "Cidade do Salvador" é um disco que traz um remanso estético do compositor baiano reencontrado raízes do canto nordestino e ao mesmo tempo buscando uma modernidade. Um brinquedo tropicalista menos radical em 73. Um prazer total e uma sensibilidade impar.
Gilberto Gil brilha em 73, pérolas como “Laderia da Preguiça”(Gilberto Gil) e “Preciso Aprender a Ser Só” fazem parte deste importante album.

Ficha Técnica Gravado nos estúdios da Phonogram entre fevereiro de 1973. Produzido originalmente por Gilberto Gil Produção executiva Marcelo Fróes Mixado nos estúdios da PolyGram e masterizado na DMS por Carlos Savalla (out. 98) Projeto gráfico Manifesto / Adriana Lins e Guto Lins Assistente Carolina Ferman Coordenaçnao gráfica Gê Alves Pinto e Geysa Adnet

“Meio de Campo”(Gilberto Gil)

“Eu Só Quero um Xodó”(Dominguinhos/Anastacia)

“Ladeira da Preguiça”(Gilberto Gil)

“Maracatu Atômico”(Jorge Mautner/Nelson Jacobina)

“Preciso Aprender a Ser Só”(Gilberto Gil)

“Todo o Dia é Dia D”(Torquato Neto/Carlos PInto)



3 comentários:

pituco disse...

paul,

o que é isso???...piramidal ao cubo...quanto mais ouço gil mais fico fã...emocionante

vc tem como postar a ficha técnica...músicos?...que violão é esse de ladeira da preguiça...só de ouvir, dá vontade de parar de tocar...hehehe

abraçsonoros
valeô mesmo essa postagem...obrigatô, arigadô

Paul Constantinides disse...

pituco pesquisei pesquisei mas não achei ficha técnica com o nome dos musicos. se por acaso ainda encontrar, ou alguem ler isto e saber manda ver.
abs
paul

Paul Constantinides disse...

mas uma coisa é certa pituco..este disco o Gil deu um tratamento quase q acustico...tocando violão em todas as canções.
abs
paul