29/01/2011

saudosas bolachas (24/73

dois perdidos dentro da noite escura...


CARLOS PENHA

“BOM BALANÇO” (1973)

Carlos Penha , provavelmente um violinista carioca que cresceu assistindo a sua cidade, Rio de Janeiro, se transformar numa metrópole que abraçava a musica urbana que nascia nas rodas de samba e boleros nas periferias e que proseguiam pelas redondezas e bares afins culminando nas rádios, nos cassinos e casas noturnas ganhando a sofisticação sonora dos músicos de orquestra.
Carlos Penha tocou na orquestra de Fafa Lemos e colaborou com o Trio Surdina. Na surdina sua carreira foi emprestar seu violão as qualificadas gravações feitas durantes décadas na RGA Fermata e nos grandes programas de rádios dos anos 40 e 50.
A Bossa Nova passou pela janela de Carlos Penha que em 73 dispõe um belo disco homenageando o ritmo que avassalou o Brasil e o mundo nos anos 60.
“Bom Balanço em Bossa Nova” é um disco com arranjos simples e discretos que traz composições pouco conhecidas e divulgadas de compositores ainda mais. Um disco feito pela classe operária musical que com balanço e bossa, Carlos Penha, coloca neste disco lançado no espaço no ano e na graça de 1973.

Bombalanço (Ed Severo)

Fim de Estrada (Pery Pereira)

Quem Foi (Tradicional)



HARETON SALVANINI

S.P. 73 (1973)

Hareton Salvanini éum pianista e compositor paulistano que surgiu no cenário artístico durante o conturbado e efervescente período dos festivais de TV dos anos 60, na cidade de São Paulo. Os arranjos entrecortados entre o clássico e o jazz contemporâneo lhe rendeu notoriedade suficiente para despertar o interesse da Continental onde gravou S.P. 73, com Rosario de Caria na flauta, Helraldo doMonte na guitarra, Rubens de Souza no trombone, Francsco Pezzella no oboé, Eduardo Lambari e Demetrio Santos nos saxes e clarinetes, Mario Casali no orgáo, Settimo Paioletti no trompete, Hareton no piano, no cravo e nos arranjos.
Depois deste album Hareton entrou de cabeça na área de produção comercial de musica e de lá não saiu mais.
Fica ai o registro de um trabalho musical criativo e sintonizado com o seu tempo.

Eu Hoje Acordei Com a Luz do Sol (Airton Salvanini / Haréton Salvanini)

Sem Nome (Airton Salvanini / Haréton Salvanini)

Papa - Mama (Haréton Salvanini)



Nenhum comentário: