02/12/2011

SAUDOSAS BOLACHAS (09/1974)

Em 74 dois lançamentos tiveram um aspecto interessante. Dois compositores expressivos da nossa musica gravaram seus discos solo pela primeira vez já na velhice. Para Cartola tratava-se de um sonho depois de décadas em que ele compunha desconhecido pela mídia; para o outro após anos popularizado pelos Demônios da Garoa,é que chegou o momento para ele emprestar voz e seu sotaque para suas próprias composições. Cartola, Adoniram Barbosa, Disfarça e Chora, Saudosa Maloca. 


 CARTOLA
“CARTOLA” (1974) 

Cartola é um momento supremo da Musica Brasileira. Lamento poético transportado pelo samba de morro.
A vida de Cartola tem momentos distintos como um primeiro quando jovem vivia no Morro da Mangueira e participou da gênese da escola de samba sendo um dos fundadores do Rancho dos Arrepiados que adotou as cores verde e rosa nos anos 20. Ainda neste período tornou-se compositor e chegou a ser gravado por Francisco Alves. A morte de sua esposa o fez se afastar da Mangueira para esquecer e passou boa parte da vida esquecendo-se, ou tentando, esquecer. Outro casamento, outro morro. Foi somente nos anos 70 que um limpador de carros foi reconhecido pelo jornalista Carlos Porto (o Staninslaw Ponte Preta). O limpador era Cartola um dos fundadores da Mangueira. Na entrevista o jornalista se debruçou sobre Cartola e vislumbrou sua musica ajudando-o a conduzir-se para o reconhecimento e a divulgação de seu trabalho.

Em 1974, aos 65 anos de idade, Cartola realizaria seu sonho que era o de gravar seu próprio disco. Um momento simbólico da Historia da Musica Brasileira. Nele encontra-se a voz um tanto debilitada pela vida mas carregado de um tom intimista e até confidente que atinge em cheio a alma.

É puro lirismo na cadência do samba. Saudosa Bolacha que ganha destaque na estante.


“Disfarça e Chora” (Cartola)
 
“O Sol Nascerá” (Cartola)
 




ADONIRAN BARBOSA
“ADONIRAN BARBOSA” (1974) 

Adoniran Barbosa (1910-1982) com sua voz rouca e sotaque inconfundível ao entrar no estúdio para gravar seu primeiro álbum solo, aos 64 anos de idade, já era um compositor respeitado e conhecido principalmente pelas gravações do Demônios da Garoa nos anos 60, e também era conhecido por suas atuações em filmes de Mazzaropi.

Em 1974 ao participar do elenco da telenovela Mulheres de Areia reconquistou seu prestigio junto a mídia e a Odeon o convidou para gravar seu primeiro album. 

Com produção de J.C. Botezelli e acompanhamento de Mestre Marçal na percurssão, do violinsta Theo de Barros e do maestro José Briamonte o album registrou o espirito genuíno de sambista caipira de Adoniran, mezzo italiano também (caractere que o autor gostava de interpretar).

Este album, outra Saudosa Bolacha, também um momento histórico da nossa musica. Registro obrigatória na estante, nos MP3 player do amante da musica Brasileira. 


”Abrigo de Vagabundos” (Adoniran Barbosa)  
“Saudosa Maloca” (Adoniran Barbosa)

Um comentário:

pituco disse...

amigo paul,

o layout de teu blog cada vez mais bacanudo...e seus posts também...

ultimamente canto sempre 'disfarça e chora'...instigado pela versão piramidal do djavan...e hoje saiu 'corre e olha o céu'...outra obra de arte de mestre cartola...

seu rubinato é aus concours...rsrs

não sou ligado em efemérides, mas hoje faz 17 anos que o maestro soberano deixou essa dimensão...
é isso aí
abrçsonoros e alviverdes