12/04/2012

Santos



O SANTOS FAZ CEM ANOS 

(Paul Constantinides)

O Futebol para mim é religião. Cada time de futebol é uma religião. Minha religião é o Santos Futebol Clube, o glorioso alvinegro praiano, campeão absoluto deste ano.
 Não sou fanático, mas sou um bom devoto. Sempre que posso acendo uma vela para o meu time, o glorifico e vivencio as emoções que ele me proporciona.
Como tudo e todos na vida, o Santos tem suas grandes conquistas e as grandes derrotas. Com as derrotas ajudamos a glorificar os rivais. Com as conquistas superamos a dor da derrota passada e celebramos a nossa arte de jogar o bom futebol.
É sempre bom lembrar de que o Santos além de ser o primeiro time brasileiro a conquistar o titulo de Campeão Mundial Interclubes faz parte de um seleto grupo de quatro equipes brasileiras que já conquistaram o Mundial Interclubes, a Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil. Feito memorável que alcançamos apenas em 2010, quando conquistamos a Copa Brasil pela primeira vez.
Nossa galeria de semideuses e profetas se fez com craques que fizeram  gols e arte. Temos o Santo Arnaldo, um pioneiro, o ponta  esquerda que em 1912 marcou o nosso primeiro tento. Esta foi a gene que inaugurou nossa escalada até os atuais 11.954 gols marcados. 
Temos em nossa historia o fabuloso ataque dos Cem Gols, que em 1927, composto pelos profetas Araken Patuska (com 16 anos de idade), Feitiço, Camarão e Evangelista. Em 16 partidas disputadas, este ataque marcou 100 gols no Campeonato Paulista daquele ano, e pasmem, não foram  campeões.
Nosso primeiro titulo foi conquistado em 1935, numa difícil vitória sobre o Corinthians, por 2 a 1 fora de casa, com gol decisivo do já então veterano Araken Patuska.
Feitiço e Araken foram os nossos primeiros craques.  Feitiço marcou 216 gols em 151 partidas e Araken marcou 177 gols em 193 partidas.
 O nosso primeiro bicampeonato paulista se deu em 1955 e 1956, quando surgiram os nossos São Jooes Batistas, o ponta Pepe, o atacante Pagão, o volante Zito e o goleiro Manga, anunciando com suas conquistas o que em breve estaria por vir, o Santos de Pelé.
Pelé surgiu em 57 com 16 anos de idade, adaptou-se ao futebol profissional jogando nos gramados da Vila Belmiro e desde então nos deu apenas alegrias. Alegrias tantas, tantas alegrias que mal couberam em nosso time e se espalharam pelo Brasil que se tornou Tricampeão do Mundo durante sua permanência no Santos e na seleção brasileira.
Pelo Santos, o time messiânico composto basicamente por Gilmar, Lima, Mauro, Dalmo; Zito, Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho (Tite), Pelé e Pepe, e comandados pelo técnico Lula entre 1960 e 1969 conquistaram 39 títulos.
Esta sem duvida é a pagina mais marcante da história do Santos. Esta equipe dos anos 60, a FIFA considera como o melhor time do século passado. Mas mérito por mérito, o Santos é apenas o retrato fiel da grandeza do futebol brasileiro. E desta grandeza todos os times de futebol brasileiro fazem parte. O Santos é o que é devido às disputas que teve, devido ao meio competitivo em que surgiu e cresceu.
Nosso ícone maior, Pelé, ainda hoje é comemorado. Ainda com Pelé e jogadores com o goleiro Cejas, Edu, Clodoaldo, Carlos Alberto, obtivemos significativas vitorias.  Mas durante os 70 e o anos 80  vivemos o nosso êxodo da terra prometida e trilhamos pelo deserto com dois campeonatos paulistas dignos de celebração e que nos trouxeram algumas alegrias nos pés de personagens como os experientes  Rodolfo Rodriguez, Vitor, Serginho Chulapa e Airton Lira, e os Meninos da Vila entre eles João Paulo, Nilton Batata, Juary e Pita.
Ainda assim, seguimos uma trilha tortuosa. Ouvia-se ali e aqui um eco e um assovio de anunciações.  Havia a piada dos torcedores grisalhos que o time acumulava na arquibancada dos estádios. Porem não sofremos jamais a dor profundo de um rebaixamento. Fomos livrados do mal.
O primeiro sopro vivo de emoção surgiu quando o Santos em 95 formou uma equipe com Edinho, Ronaldo, Narciso, Marquinhos Capixaba, Marcos Adriano, Carlinhos, Giovanni, Marcelo Passos, Gallo, Camanducaia e Batista. Este time foi bravo e valente e nos deu momentos de grande emoção mesmo sem conquistar títulos ele reacendeu a chama da paixão alvinegra do Santos com jogos memoráveis como o 5x2 sobre o Fluminense na semifinal do Campeonato Brasileiro de 96, quando o time nem saiu no intervalo para o vestiário.  E a final conturbada, daquele campeonato, contra o Botafogo nos deu o gosto amargo da derrota, mas a certeza de que tínhamos de novo o prazer de se joga futebol em nossos quadros. O craque Gioavanni e os meninos de 96 foram nossa estrela guia.
Consequentemente vieram das bases do time, novamente, como nos anos 50, os craques que trouxeram ao time o sabor de fazer o que melhor sabem fazer: o futebol arte. Os passes precisos de Diego, as pedaladas de Robinho, a solidez de Elano e Renato, a rapidez de Leo.  Este time conquistou o Campeonato Brasileiro em 2002 e em 2004 trazendo a redenção aos torcedores santistas.
Novos craques renovada alegria. E novamente nos veio como dadiva em 2010, outra onda que nos trouxe de nossa base à beleza dos passes de Ganso, a genialidade de Neymar, o espirito de luta de Wesley, e o instinto goleador de André. Voltamos a dar espetáculo e voltamos a ser apontados como uma referência. Voltamos a ter craques e uma santa, a Santa Marta que com as Sereias da Vila nos deu a Taça Libertadores da América do Futebol  Feminino.
Sob a batuta do presidente Luiz Álvaro de Oliveira o time ganhou um norte.  Sob a batuta de Dorival fomos campeonato paulista e Copa Brasil, sob a batuta de Muricy ganhamos a Libertadores e o Bicampeonato Paulista.
Caminhamos com certeza para outras conquistas.
Mas o que importa mesmo é a paixão viva que o futebol nos proporciona. E que o amor ao time escolhido, no meu caso o Santos dos  Cem Gols, o Santos de Cem Anos traga sempre sob seu manto hora branco, hora branco e preto o encanto de aproximar a técnica da arte, o primor de fazer da bola correndo pelo campo ao toque de um pé ganhar a trajetória improvável ,impossível,  que faça implodir dentro de nós  a euforia e a alegria de gritar Gol!!!!!  Gol do Santos!!!!
Santos sempre Santos!!!!!

Dia 14 de abril de 2012, o Santos completa cem anos.

Um comentário:

Érico Cordeiro disse...

Meu caro Paul,
Convido você e os leitores do seu blog para o aniversário do Jazz + Bossa. Acerte o nosso desafio e ganhe um dvd de Milt Jackson e Ray Brown em Montreux.
http://ericocordeiro.blogspot.com.br