08/10/2008

Estamos aqui de passagem

(foto obtida na FolhaOnline/sem creditos/SP2008)

Há poucos dias atrás fiquei sabendo do falecimento do baterista Gigante Brasil, 56, que se deu no último dia 02.

Em 79 eu vivia em Pinheiros num apartamento que tinha um dos quartos transformados em um estúdio de música e outro em laboratório fotográfico. A banda “Vapor Barato” ensaiava quase que diariamente naquele espaço.

Me recordo do dia em que ao chegar em casa e abrir a porta do quarto/estúdio deparei com aquele imenso sujeito sentado por trás da bateria com o ar quieto e sério, chamado Gigante.

Não fizemos nenhuma grande conexão além de um olá, tudo bem, meu nome é..., o seu?

Ele estava acompanhando naquela época o cantor/compositor baiano Chico Evangelista. Mêses depois, ele voltou ao apartamento junto com o músico Paulo Barnabé, e cheguei a fazer algumas fotos deles para divulgação, pois estavam montando um trio para tocar na noite de São Paulo, algo assim.

Depois com o tempo, vi seu nome no encartes do Cd “Mais” de Marisa Monte e fiquei feliz por sua carreira, dele estar tocando com uma cantora interessante e porque de fato ele, nos primórdios dos anos 80 era respeitadíssimo pelos músicos de São Paulo, da sua geração.

De fato Gigante acompanhou durante sua vida artistas como Jorge Mautner, Caetano Veloso, Gilberto Gil e fez parte da marcante banda Isca de Policia (Itamar Assunção) e chegou a tocar com a Gang 90; sempre foi reconhecido como baterista versátil que conseguia mesclar varios ritmos e o que fosse, na sua batida seca, forte e suave. Era um baterista com estilo.

Há dois anos atrás conheci e ouvi o CD que ele gravou com Paulo Lepetit, um disco interessante chamado “Musica Preta Branca e etc” e que destaco uma canção deliciosa que ele canta e chama-se “Na Quitanda” (André Bedurê e Zeca Baleiro).

Pesquisei no YouTube e tem um video em que vc poderá conhecer um pouco da musicilidade deste baterista.

http://br.youtube.com/watch?v=IqDNVvSahCw

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido Paul,
parabens, nao sabia que voce era Poeta e Fotografo.
Lindas fotos e poemas.
Um abracao
Renato

Anônimo disse...

Paul,

Que história linda a do Gigante.....
Belos textos....

Abraço
Beto