24/04/2009

SAUDOSAS BOLACHAS _ edição especial

ADORÁVEIS CINQUENTÕES

Nasci em 1959. Portanto este ano completarei 50 anos de idade. Para celebrar este momento da minha vida estou postando eventualmente um disco bom e interessante que tenha sido gravado em 59.

Com a Bossa estourando e os ecos do Rock’n’Roll chegando ao Brasil; em 59, um saxofonista iluminava com seu som as salas e os salões onde muitos de nossos pais, certamente dançaram com os rostos colados.

Moacyr Silva e Seu Conjunto

DANÇANDO COM VOCÊ (1959)




Moacyr Silva (1930-2002) foi um saxofonista mineiro que radicou-se no Rio de Janeiro nos anos 50 e tocou nas noites cariocas nas décadas de 50 e 60. Misturando influências do jazz americano com o samba, foi um verdadeiro percursor do Samba Jazz; musico de grande influência para gerações posteriores. Durante certo tempo gravou com o nome de Bob Fleming em discos onde nem sua foto aparecia. Motivo? Talvez os produtores daquela época, um tanto embecilizados, não acreditavam que um negro tocando saxofone venderia, ainda mais com estilo tão universal.

Mas nos ultimos anos da decada de 50 os ventos mudaram e Moacyr Silva a partir de 56 começaria a gravar usando o seu nome. Com a gravadora Copacabana assinou um contrato para uma serie de quatro discos intitulados “Dancando com Voce”. No ano de 1959, foi lançado o volume 03 desta serie.

Ao som de Moacyr Silva no sax tenor , Chaim Lewack no piano, Julio Barbosa e Maurilio da Silva Santos nos trompetes , Ed Maciel no trombone, Hanestaldo Americo na bateria,(drums) e Raul Gagliardi no baixo; muitos dos atuais vovôs e vovós provavelmente já dançaram agarradinhos ao som envolvente deste conjunto.

Escute – “Vais Me Pedir Perdão” (Maurílio Santos)
Moacyr Silva e Seu Conjunto - Vais Me Pedir Perdao

Escute “Som e Melodia” (Julio Barbosa)

2 comentários:

Anônimo disse...

Paul
Que musicas lindas deste saxofonista!!! Nem parece que foi nos anos 50!
Muito legal.

Tudo de bom.
Afonso

Anônimo disse...

Que luxo!!!
Abs.
Jorge