01/05/2009

SAUDOSAS BOLACHAS / EDIÇÃO ESPECIAL 1959

HÁ CINQUENTA ANOS



Foi numa noite de julho de 1951 em Cleveland, Ohio, USA, que o radialista Alan Freed em seu programa Moondog (Cachorro da Lua) cunhou uma expressão para apresentar aos seus ouvintes uma música que os negros estavam fazendo; e que apesar da estação onde trabalhava bani-las, ele as adorava e as tocava depois das 10 da noite dizendo: “Moçada, esta musica faz a gente querer se agitar e girar (rock and roll)”.
Bem, o Rock aconteceu neste periodo e ganhou o mundo com as gravações dos brancos Bill Halley e seus Cometas e Elvis Presley. Entre 1957 e 1958 o rock entrou em declinio. Em 1959 um produtor musical norte americano contratou dois jovens cantores: Pat Boone e Connie Francis (um cantor de country e uma experiente cantora romantica) e lhes sugeriu gravarem rock com um hibrido de musica tradicional, num compasso menos agressivo. Ele mesmo cunhou sua idéia como “musica comercial, uma forma cinica de se fazer música, e que pode nos dar um bom dinheiro, nesta tentativa de agradar um publico especifico”.
E
foi assim que Stupid Cupid” foi gravada por Francis Conny nos Estados Unidos e no mesmo ano regravada aqui como “Estupido Cupido” pela Celly Campello (1942-2003).
Celly nasceu em Taubaté, Vale do Paraiba, SP e aos 12 anos de idade já tinha um programa de rádio onde cantava. Aos 18 anos se mudou para Sao Paulo com seu irmão Tony e gravaram um disco com músicas românticas em 58. Em 59 a gravadora Odeon lhe convidou para gravar versões dos sucessos de Connie Francis. Celly gravou os compactos Estupido Cupido/The Secret e depois Banho de Lua/Bill e Tunel do Amor/Muito Jovem , que fizeram um grande sucesso e botaram os moderninhos, brotinhos legais, da classe de 59 a se agitar e girar nos salões dançantes, nos mingaus.

Escute, se agite e role. Dance os 03 grandes sucessos de Celly no ano de 1959.

  1. celly campelo - estupido cupido
  2. celly campelo - lacinhos cor de rosa
  3. celly campelo - Tunel do Amor

Um comentário:

Anônimo disse...

Essas sao demais!!! Viagem no tempo..., legal
Antonio