02/08/2009

Coisas do Brasil

Hoje apresento recentes lançamentos de duas cantoras brasileiras (Rosáalia de Souza e Luciana Souza) que vivem respectivamente na Itália e nos Estados Unidos.


ROSALIA DE SOUZA
“D’IMPROVVISO” (2009)

Rosalia de Souza é uma cantora carioca radicada na Italia desde 1989 onde estudou teoria musical e cantou em bares de Jazz. Participou de vários discos de compilaçoes de Acid Jazz e Bossa Jazz. Em 94 conheceu Nicola Conte (DJ/produtor) e participou do Projeto FEZ. Cantou no Brazil Festival de Londres (2000) e no Festival de Jazz de Montreal (2001).
Em 2003 lançou seu primeiro album “ Garota Moderna” com regravações de classicos da Bossa Nova, Samba e MPB; com arranjos de Acid Jazz.
Seu segundo album em 2007, “Brasil Precisa Balançar”, foi gravado no Brasil com produção artistica de Roberto Menescal e teve arranjos mais acusticos e afinados com a musicalidade transcendente da Bossa Nova.
Recentemente ele lançou o seu terceiro album “D’Improviso” que reune composições de Marcos Valle, Danilo Caymmi, Jorge Benjor, Ze Ketty , Geraldo Vandre e Carlos Lyra. Traz inéditas de sua autoria como a jazzistica D’Improvviso (em italiano) e as bossas “Bossa 50” e “Ondina”.
“D”Improvviso” traz interessantes regravações com belos arranjos e excelentes execuções dos musicos acompanhantes. Tudo costurado e conduzido pela voz cristalina e suave de uma cantora de ritmo cadenciado e muito “cool”: Rosália de Souza.

“Quem Quizer Encontrar o Amor” (Geraldo Vandré/Carlos Lyra)

Rosalia de Souza - Quem Quizer Encontrar o Amor

“Samba de Longe”(Toco)

Rosalia de Souza - Samba Longe

“Banzo” (Paulo Sergio Valle/Marcos Valle)

Rosalia de Souza - Banzo


LUCIANA SOUZA
TIDE (2009)

Luciana de Souza é cantora paulista, filha de musicos, radicada nos Estados Unidos desde os 18 anos de idade onde veio para estudar Jazz Composition na Universidade de Berklee.
Voltou ao Brasil em 91 onde lecionou na Universidade de Campinas. Em 99 voltou a viver nos Estados Unidos e lançou pelo selo NYC Records o disco "No Answer to Your Silence",trazendo composições proprias alem de outras quatro de Jobim, Chico Buarque entre outros; demonstrando uma forte inclinação para o jazz contemporâneo alem de uma voz marcante, afinada e com um leve apelo emocional. No ano seguinte ela gravou um disco dedicado a poetisa Elisabeth Bishop “
THE POEMS OF ELIZABETH BISHOP AND OTHER SONGS” (2000); neste disco Luciana musicou quatro poemas da poetisa e incluiu outras nove de sua autoria. Em 2003 ela gravou “Duos” um disco mais voltado ao Brasil, com inclusão de baiões e musicas de seus pais; o disco foi gravado com apenas 03 violões e sua voz.
Em Luciana Souza as influências de Joni Mitchell e Joyce são evidentes e graciosas no que resulta em seu trabalho personalissimo. Agora, depois de 06 anos sem gravar, Luciana nos brinda com “Tide” ; um disco equilibrado, belo e suave. Sua voz se mantem marcante, emocional e sutil.

“Sorriu Para Mim” (Garoto/Luiz Claudio)
Luciana de Souza - Sorriu Pra Mim

“Circus of Life”

Luciana de Souza - Circus of Life

“Amulet”

Luciana de Souza - Amulet

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Paul,
Adorei as duas.
Interessante que quase ninguem grava musicas do Vandre.
Gostei muito dessa versao!
Obrigada,
Bia