15/04/2010

Na Era dos Trios (04)

COPA TRIO
(1962-1964)

O Copa Trio foi fundado em 1962 pelo baixista Manuel Gusmão. O Trio era completado por João Palma (bateria) e Toninho Oliveira (piano). Mas por causa de fatores logísticos, ainda no mesmo ano o trio ficou composto por Manuel Gusmão (1927-2006) no baixo, Dom Um Romão (1925-2005) na bateria e Dom Salvador (1938) no piano , a formação que notorizou o trio.
O Copa Trio acompanhou Elis Regina em seu primeiro show no Little Club , nos Becos das Garrafas. O Copa Trio é o trio citado por Ruy Castro (no livro “Chega de Saudade”) quando relata o episódio no Hotel Danubio de São Paulo que se recusou a receber Dom Um Romão e Dom Salvador como hospedes devido a cor deles.
O Copa Trio chegou a gravar um compacto (78 rotações) e a participar de compilações como “A Bossa no Paramount” (63) e “E Tempo de Musica Popular Moderna”(64).
Manuel Gusmão mantinha além do Copa Trio o Copa 5 que é o conjunto de base e arranjo da gravação do antológico álbum de Jorge Ben “Samba Esquema Novo”(1963).
O Copa Trio existiu por pouco tempo mas foi lampejante. Seus componentes seguiriam caminhos diversos, Don Salvador como Dom Um Romão formariam seus próprios trios e conjuntos; Manuel Gusmão tocaria no Conjunto 3D (Antonio Adolfo), viveria nos Estados Unidos, tocou com João Donato por um longo período, mas infelizmente tem-se poucos registros deste grande baixista assim como do trio.

Escute a única faixa que possuo do trio do disco “É Tempo de Musica Popular Moderna” a faixa
“Meu Fraco é Café Forte”(Dom Salvador/Manuel Gusmáo).




EMBALO TRIO

(1965)


O Embalo Trio era formado por Roberto Mancilha Torres no pinao, Faud Salomão Sobrinho na bateria e Everson Augusto da Silveira no baixo.
Pouco se sabe a respeito deste trio, sua origem e procedência. Porém no único registro deste Trio feito na luz do ano de 1965 pode-se vislumbrar a beleza do trio em sua musica. Imerssos na Bossa Nova, na Toada e no Samba Jazz; o Embalo Trio é outra jóia deste período jazistico que floresceu no Rio de Janeiro e parte de São Paulo durante os anos 60. Escute o álbum na integra. Embalo Trio: três figurinhas, papelzinhos coloridos recortados pelo teclado preciso de Roberto Mancilha, ganhando tom e emoção com o baixo de Everson Augusto e ritmo com a bateria de Faud Salomão.

01 - Canção da Terra (Edu Lobo / Ruy Guerra)

02 - Diz (Walter Santos / Tereza Souza)

03 - Só Tinha Que Ser Com Você (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira)
Das Rosas (Dorival Caymmi)
Você (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)
Samba do Avião (Tom Jobim)
Primavera (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)
Saudade (Silvio César)
Minha Namorada (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)
Garota de Ipanema (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
Consolação (Baden Powell / Vinicius de Moraes)
Só Danço Samba (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)

04 - Chuva (Durval Ferreira / Pedro Camargo)

05 - Nordeste (Everson Silveira / Faud Salomão / Roberto Torres)

06 - Eu Vivo Num Tempo de Guerra (Edu Lobo / Gianfrancesco Guarnieri)

07 - Resolução (Edu Lobo / Luis Fernando Freire)


08 - Venha Ser Feliz (Edu Lobo / Gianfrancesco Guarnieri)

09 - Chegança (Edu Lobo / Oduvaldo Viana Filho)

10 - Giramundo (Luis Carlos Sá)

6 comentários:

Sergio disse...

Pois é, seu Paul, "é tudo música". Concordo e me apresso em retribuir a visita comparecendo a seu arejado chalé. Esqueceu-se só de um adjetivozinho obrigatório quando a música vem sendo tão abertamente vilipendiada, digo mais, torturada com requintes de crueldade pelo mundo: É tudo música “DA BOA!” no nosso caso.

Já um tempão leio suas intervenções no Érico. Será um prazer te-lo linkado lá no sônico. Por aqui farei o mesmo. Só uma coisinha: estranhei quando dissestes que nossos estilos eram diferente. Suas contribuições lá no Bossa... são sempre comentários sobre jazz, então só agora entendi que aqui o papo é MPB na veia. Gostcho muitcho tbm.

Valeu a visita!

Paul Constantinides disse...

ok sergio...seja benvindo..e não é que sejam diferentes, mas é q aqui é musica brasileira,por uma questão estética que decidi quando iniciei este blog...musica é algo universal mesmo.
o link tá feito
abs
paul

pituco disse...

paul,

piramidal...não conhecia essa fáixa do copa trio...mutcho buonno...rs...delícia...valeô a postagem

abraçsons

Paul Constantinides disse...

pituco valeu!!!
abs
paul

fernanda disse...

que lindo paul!
adorei a nova roupa do blog, parabens!

Paul Constantinides disse...

gracias fernadinha.
abs
paul