26/07/2010

Musa 03 Anos/ Na Era dos Trios (08)

MusaMusica 03 Anos.
No dia 27 de julho de 2007 eu dei inicio a este blog.
Começou assim... Um Banquinho e Um Violão. Há sete anos vivendo no Sul da Flórida. Atravessando a primeira década de um novo século nesta península que festeja o sol e aceita o sal que o vento traz; surpreso, constato que neste período ouvi mais Bossa Nova...
Desde então foram 247 postagens em português e 137 em inglês.
Dezenas de entrevistas, a série Saudosas Bolachas atravessou 1970, 1971 e 1972 e ambiciona atravessar a década de 70; outras series como Divas de Outrora, 50 Anos Atrás , passaram e tem-se agora a Era dos Trios.
Este blog existe graças ao apôio incondicional de amigos e amigas que sempre me dão a força e carinho que necessito para ir seguindo.
Agradeço a todos vocês, a todos que visitam este blog, aos que comentam e aos que me concederam entrevistas dando assim um dimensionamento sonhado e interessante ao MusaMusica.
Musica, doce musa.

Muito obrigado



SANSA TRIO
(1965)

Sansa Trio surgiu em São Paulo em 1964 da reunião de músicos que atuavam em estúdios de gravação comercial. O pianista José Briamonte com formação clássica, o baixista José Ordonez e o baterista Lauro Bonilha.
O nome dado ao trio foi tirado do nome de um instrumento de percussão africano trazido ao Brasil pelos escravos e que era feito a partir do casco de uma tartaruga. O Sansa gravou apenas um disco, gravado após cinco meses formado.
Teve o apoio de um trio de metais formado por Bill e Ditinho (trombones) e Maguinho (trompete).
Os arranjos de José Briamonte são muito bons e o Trio faz uma performance com técnica impecável.
Interpretando clássicos da Bossa Nova, Johnny Alf e outras composições de José Briamonte, o disco do Sansa Trio traz a genuinidade e o frescor do tempo em que o Samba Jazz se transformava em um gênero musical.

“Primavera”(Carlos Lyra/Vinicius de Moraes)

“Minha Namorada”(Carlos Lyra/Vinicius de Moraes)

“Samba em Blue”(Jose Briamonte)



SOM TRÊS
(1966-1971)

Foi um trio instrumental formado em 1966 por César Camargo Mariano (piano), Sabá (contrabaixo) , que vinha do Jongo Trio, e Toninho Pinheiro (bateria). O nome surgiu inspirando no nome de um trio norte com nome similar. O trio atuou e gravou até 1971. Durante este período foi quase que exclusivamente acompanhante do cantor Wilson Simonal e, ainda, participou dos festivais de música no final dos anos 1960, acompanhando Chico Buarque e e o conjunto MPB-4 na apresentação de "Roda viva" (Chico Buarque), Roberto Carlos, em "Maria Carnaval e cinzas" (Luís Carlos Paraná), e Beth Carvalho e Golden Boys, em "Andança" (Edmundo Souto e Paulinho Tapajós)
O Trio gravou 04 albuns. Depois do fim do Som Três, Cesar Camargo passaria a acompanhar Elis Regina com quem viria a se casar, Sabá trabalharia com Dick Farney e diversos músicos até sua morte em 2010, e Toninho Pinheiro iria tocar Quarteto Lambari.
O Som Três é um dos poucos trios deste período que trás a verve pop do balanço zona sul mesclada a temperança do Jazz, a batida limpa (clean) da Bossa Nova.

“Se Voce Pensa”(Roberto Carlos/Erasmo Carlos)

“Que Pena”(Jorge Benjor)

“Caruaru”




TAMBA TRIO (1961-1966)
O Tamba Trio surgiu em 1961 no Rio de Janeiro formado por Luiz Eça (piano, voz e aranjos), Bebeto Castilho (contrabaixo, flauta, sax e vocal) e Helcio Milito (bateria, percurssão e vocal). O grupo surgiu, aliás, tomou forma quando acompanhava a cantora Maysa entre 59 e 60. Oficializou-se como Tamba Trio durante um show na boate Manhattan (RJ) com a cantora Leny Andrade e Roberto Menescal.
O Tamba tem em sua essência o florescimento dos arranjos de Luiz Eça (1936-1992) um artista que sempre observou a exuberância da musica brasileira introduzida na cadência clássica, na cadência jazzística de forma sutil, brilhante e envolvente.
O Tamba em 67 ganharia um novo integrante , Dório Ferreira (baixo), sendo que Bebeto Castilho se dedicaria a flauta. Com isto o grupo passou a se chamar Tamba Quatro. Em 69 Luiz Eça abandonaria o grupo e formaria a Sagrada Familia. Laércio de Freitas entrou em seu lugar e o quarteto ainda gravaria mais um album em 1970.
Em 72 o Tamba Trio ressucitaria com os três integrantes originais e gravam dois álbuns e até a morte de Luiz Eça o Trio acompanhou diversos artistas e fez apresentações. Nos anos 80 lançou-se o album “Tamba Trio 20 Anos de Sucessos”.
O Tamba foi um belo momento da musica instrumental brasileira, pérola surgida na Era dos Trios.

“Tamba”(Luiz Eça)

“Tristeza de Nos Dois”(Beteto/Durval Ferreira/Mauricio Einhorn)

“Influëncia do Jazz”(Carlos Lyra)



8 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Grande Paul,
Parabéns pelos três anos de existência do Muza, espaço virtual dos mais acolhedores e verdadeiro oásis da música de qualidade. Que venham muitos e muitos e muitos outros aniversários!!!!!
Como sempre, três preciosidades da nossa música instrumental.
Grandes feras, especialmente os pianistas - José Briamonte, César camargo mariano e Luiz ça estão entre aquilo de melhor se produziu no piano brasileiro. Tenho apenas o cd do Sansa Trio, que é espetacular, e vou tentar achar os outros dois discos.
Valeu mesmo e siga firme no leme, Capitão Paul!!!!

Paul Constantinides disse...

almirante Erico.
muito obrigado.
abs
paul

Anônimo disse...

Parabéns, Paul,
O seu trabalho é muito bonito e valioso para a música brasileira!
Que possamos comemorar muitos anos ainda por vir!
Que Deus te abençoe e continue te inspirando.
Abraços,
Décio

Anônimo disse...

Parabens Paul, aqui de Miami continuo acompanhando seu blog fantastico!!
Esta serie dos trios esta otima!
Parabens , longa vida para voce e seu blog
marcelo

pituco disse...

paul,

mas isso é muito bom, isso é bom demais...conforme o refrão de uma música antiga...´

bom,
só tem fera mesmo...e o tamba trio piramidal.

valeô o resgate
abraçsons
ps.oportunamente, com mais tempo, irei vasculhar os arquivos do blog

Paul Constantinides disse...

decio, marcelo e pituco san
muito obrigado
e vamos em frente
abs
paul

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO DO BLOG

bjus.Du

Paul Constantinides disse...

obrigado Du.
tudo de bom
abs
paul