12/04/2011

Saudosas Bolachas (29/1973

a onda pop, afro-brasileira...

MARKU RIBAS
"UNDERGROUND” (1973)

Marku Ribas nasceu em Pirapora, MG, em 1947. Percussionista, violinista, compositor e cantor de voz grave e possante, ele aportou no rio durante os anos 60 e se ligou muito as correntes musicais ligadas ao Funk e ao Soul Music.
Seu talento o legou a criar um estilo que acomodava o Soul, o Funk junto ao Samba e ao Batuque.
Muito o considera um dos pioneiros do Samba Rock, ou do Funk Brasileiro.
Sua musica sem duvida tem elementos intrigantes e traz a tona uma vitalidade impar e rica.
Seu primeiro disco, gravado em 73, trouxe arranjos do maestro Erlon Chaves, musico ligado naquele período a musica Pop. Marku gravou suas musicas e introduziu adaptações do folclore africano num turbilhão sonoro vibrante.
Um momento pop e afro-brasileiro de 1973.

“Pacutiguibê aiô” (Marcos Ribas)

“N Biri N Biri” (Marcos Ribas)

“Zamba Ben”



CASSIANO
“APRESENTAMOS O NOSSO CASSIANO” (1973)

Cassiano, nascido na Paraíba em 1943, mudou-se durante a infância para o Rio de Janeiro onde aprendeu a tocar violão. Ainda na adolescência passa a perambular pelo meio musical e integra o Bossa Trio, em 65, durante o período em que o Samba Jazz fervilhava no Rio. O Bossa Trio virou os Diagonais e começou sua trajetória em direção ao Soul-Americano. Sua musicalidade atraiu a atenção de Tim Maia de quem se tornou amigo. Com o sucesso de “Primavera” (Cassiano) na voz de Tim Maia as gravadoras abriram as portas para Cassiano que gravou em 71 seu primeiro álbum solo (Imagem e Som). Em 1973, Cassiano apesar do baixo numera de vendas de seu primeiro álbum, grava o seu segundo álbum “Apresentamos o Nosso Cassiano”, traz um titulo estranho, porém trata-se de um álbum original e inusitado pelos arranjos meticulosos que passeiam pelo soul, pelo pop, pelo psicodelismo e traz harmonias de samba canções.

“A Casa de Pedra” (Cassiano)

“Castiçal” (Cassiano)

“O Vale” (Cassiano)

2 comentários:

Lu Saharov disse...

Uma delícia "ouvir" seu blog nesse domingo de chuva forte aqui no sul...A gente vai descobrindo tantas figuras de talento! E viva a música popular brasileira! Beijos, Paul!

Paul Constantinides disse...

gracias lud.
abs
bjs
paul