23/11/2011

O Jazz Brasileiro (09)

BOSSA TRÊS
(1961-1966)

Nascido da efervescência jazzística do Beco das Garrafas do Rio anos 60; o Bossa Três surgiu em 61 da reunião de Luis Carlos Vinhas (piano), Tião Neto (baixo) e Edison Machado (bateria).
Luis Carlos Vinhas (1940-2001) pianista da primeira hora da Bossa Nova trazia requinte e inventividade pulsiva em seu teclado; Edison Machado (1934-1990) com seu samba no prato suportava com sua sutileza sonora a musicalidade do Trio; e por fim o baixo de Tião Neto (1932-2001) pulsava por entre as notas soltas do piano e a percurssividade rítmica com desenvoltura e precisão.
O som do Bossa Três transpira samba lapidado no jazz, de momentos preciosos se faz a musica deste trio. A discografia do Bossa Três é composta por seis bons albums: “Os Bossas Três (1962)”, “Bossa Três e Seus Amigos”(1962), “Bossa Três em Forma”(1965) e “Bossa Três”(1966) são albums unicamente do Trio. Fizeram ainda em duo outros dois: “Bossa Três e Jo Basile” (1962) e “Bossa Três e Lennie Dale”(1962).
O Bossa Três excursionou pelos Estados Unidos em 64 e de lá voltou apenas o Luis Vinhas, os outros ficaram por lá. Luis convidou Octávio Bailly Jr e Chico Batera para substituírem Tião Neto e Edison Machado, assim o Bossa Três passou a se compor e durou até os meados de 66.
Edison Machado formou o formidavel Quartedo Edison Machado.
Luis Vinhas tocou e arranjou para diversos artistas como Bethânia e Elis; e lançou discos solos.
Tião Neto fez parte posteriormente do Bola Sete Trio e acompanhou expoentes da musica brasileira como João Gilberto e Tom Jobim em shows, excursões e gravações.

“Nao Faz Assim” (Oscar Castro Neves/Ronaldo Boscoli). Bossa Tres

Balanço Zona Sul (Tito Madi). Bossa Tres

“Menina Feia” (Oscar Castro Neves). Bossa Tres.





BOSSA JAZZ TRIO
(1964-1969)

Amilson Godoy no piano, Jurandir Meirelles no baixo e José Roberto Sarsano na bateria.
Bossa Jazz Trio trazia o ritmo energico e contagiante do piano de Amilson contrastando com o baixo discreto e assombroso de Meirelles e a bateria sutil e rompante de Sarsano.
Foi um trio que surgiu em São Paulo no inicio dos anos 60, em 64, influenciados pelo que ocorria nos Becos das Garrafas no Rio de Janeiro.
O trio gravou seu primeiro álbum em 65 (Bossa Jazz Trio) e no mesmo ano, começaram a participar do show televisivo Fino da Bossa (Elis Regina e Jair Rodrigues). Posteriormente começaram a companhar Elis durante uma turne pela America do Sul e Europa.
A formação clássica de Amilson se retrata com veemência na musicalidade do Bossa Jazz Trio; como na grandeloquência de seus arranjos e dos arranques de seu piano. Tudo feito com beleza e elegância. O Bossa perdurou até 69. Gravou dois belos albums (65/68) e participou de outros.
O nome do trio já dizia do que se tratava o som deles, mistura requintada de Bossa e Jazz.

“Vim de Santana” (Theo Barros). Bossa Jazz Trio

“Zero Hora” (Adilson Godoy) . Bossa Jazz Trio

“Labareda” (Adilson Godoy). Bossa Jazz Trio

Nenhum comentário: