22/05/2021

MUAU - Parte 2 - 2º Festival Muau de Jacareí

 


0s 30 (trinta) trabalhos apresentados no 2o.Muau

Com o sucesso do 1º. Festival Muau pudemos visualizar a sua continuidade. Elaboramos um novo projeto, o 2º Festival Muau, que foi apresentado ao edital da LIC (Lei de Incentivo Cultural) da Fundação Cultural de Jacarehy em dezembro de 2019.   O aporte de verba deste edital, possibilitava um Festival com um maior número de trabalhos inseridos e consequente maior abrangência de diferentes estilos musicais.

Felizmente o projeto foi selecionado em janeiro de 2020, e assim, o 2º Festival Muau de Jacareí começou a se tornar realidade.   O projeto incluia 30 trabalhos musicais que seriam apresentados em oito noites na Sala Mario Lago, em outubro de 2020.  O projeto previa também, apresentações na parte externa do Pátio dos Trilhos, onde se encontra a Sala Mario Lago, incorporando apresentações circo teatrais, intercaladas entre apresentações musicais.

            A Fundação Cultural de Jacarehy no início de março de 2020. fez, em cerimônia pública, a entrega dos certificados da Lic. para os proponentes selecionados. E no fim daquele mês veio a pandemia.  Incógnita, decepção, mistério.  Num limbo todo o processo se colocou. Porém com uma nova dinâmica transparecendo no cenário, eis que nos foi solicitado, pela Fundação Cultural, apresentar um projeto adequado a pandemia.

            Com isto em junho de 2020 apresentamos uma readequação do projeto do 2º. Festival Muau para ser gravado em vídeo e ser exibido online. Mantendo os 30 trabalhos autorais, incorporando equipe de filmagem e gravação de som. O projeto renasce e obtendo financiamento do Cartório do Oficial de Registros de Notas, Títulos e Documentos, Civil, da Pessoa Juridica e Tabelião de Protesto e Títulos da Comarca de Jacareí - SP, seguiu adiante.

            Nesta edição o Festival incorporou uma equipe de Mídia Social, com Nayara-Andryc Designer e Assessoria de Imprensa com o jornalista e musico Alex Bicudo. 

A artista gráfica Luanda Soares (Junkie Lu Studio), criou o cartaz do Festival; Tainã Moreno , criador do logo Muau, criou o cenário; a produção ficou a cargo de Maria Luisa Ferreira, a apresentação com a atriz Andressa Decarla, a captação de áudio e vídeo a cargo do Studio E! (Edgar Garcia, Lukas Megg e Edmon Garcia).

            Com a inviabilidade da Sala Mario Lago para a gravação, a Sala Ariano Suassuna, no Educamais Jacareí se apresentou como uma solução.  Após reuniões online com a direção do espaço e representantes da Fundação Cultural, definimos as datas possíveis para se gravar as apresentações do Festival sem público presente.  Com as datas disponíveis do espaço em mãos, coordenamos com representantes dos 30 trabalhos musicais e com a equipe técnica de filmagem e gravação as datas definitivas. Assim, as gravações se deram no final de outubro, em meados de novembro e nos primeiros dias de dezembro.

            A composição do elenco foi feita através de pesquisas, contatos e convites, levando em conta a representatividade, a diversidade, entendendo uma classificação de estilos como rock, raízes, samba, infantil, musica brasileira (mpb) e outras bossas. Os trabalhos apresentados no 1º. Muau foram incorporados como algo natural, pelo pioneirismo e pela resiliência.

            Em ordem alfabética, estas bandas e músicos fizeram parte do 2º. Muau:  

Alê Freitas, Apto Vulgar, Ariane Nunes, Ayakayô, Briuza, Bob Pedramar, Canto de Coruja, Celi Redondo, Channel e Coronel João Bento, Corujas de Gothan, Cruento, Demétrio Mussi, Edson Souza, Grupo Passarinheiro, Grupo Prá-Ká, Joener Luna, Kaká Rodrigues, Lu Ferreira, Marcelo Serrano, Michelle Aguiar, Passarinheiros, Paul & Feijão, PSA, PSHC, Teju Franco, Tupi di Mim, Vivian Pelodan, Vira Cambota, Yan Kaô, Zezé & Simões.

            Deste total, 24 trabalhos são de Jacareí, 04 de Sáo José dos Campos, 01 de Santa Isabel e 01 de Taubaté.  O 2º. Muau empregou cerca de cento e cinquenta (150) pessoas.

            

          A abertura do festival se deu no canal especifico do Festival no YouTube, no dia 07 de dezembro de 2020. Com um show em forma de homenagem e memória póstuma ao compositor José Maria de Abreu, patrono da Fundação Cultural de Jacarehy. O musico Agnaldo Silva, pesquisador da obra de José Maria de Abreu, montou especialmente para o Festival o grupo Prá-Ka, com ele na flauta e no saxofone, Tania Reis no vocal, André Cambuzano no violão e bandolim e Anderson Chagas na bateria.


             Na próxima postagem dedicaremos aos trabalhos apresentados no 2º. Muau.

Não se esqueçam em outubro 2021 teremos o 3º Muau, com novas apresentação musicais.



“O 2o. Festival Muau de Jacarei foi beneficiado pela Lei Municipal de Jacareí nº3.648/1995 (Lei de Incentivo à Cultura - LIC)”. Prefeitura de Jacareí - Fundação Cultural de Jacarehy - "JMA" - ""Cartório do oficial de Registro de Imóveis, Títulos, Civil da Pessoa Jurídica e Tabelião de Protesto de Letras e Títulos da comarca de Jacareí - SP"".


           

Nenhum comentário: