07/05/2021

Saudade Do Que Não Há. - (Pedro & Filó - Aragem)

 

Escutar Pedro & Filó dá uma alegre sensação. Seja o arranjo exímio em detalhes, seja no timbre da voz da Filó, sejam as letras roçadas do Pedro, sejam os dois num dueto marcado por um violão, um trompete, uma flauta ou um acordeom.

A música que os dois produzem remete a uma brasilidade refrescante que tem uma conectividade com algo que está assim como um velho disco esquecido numa estante empoeirada que depois dos 70 gorou e eles brilhantemente nos reapresentam.

A relevância disto você encontra nesta produção que leva o nome de Aragem e que diz tudo, usando sementes de sambas e canções, as espalhando pelos campos que esta dupla trilha neste trabalho.  E assim segue a Musica Brasileira, reluzente sempre quando um álbum como este, surge no nosso horizonte. Recorrente de diversos ritmos, de lamentos e celebrações, com um timbre vocal excepcional.   Se foi no retrovisor do tempo que Pedro e Filó se miraram, foi o que percebi, cada vez mais presente em suas canções, com o frescor do agora, aqui onde estamos entre tantas vertentes, tantas correntes.  A relevância se mantém pelas escolhas que fizeram.

O que posso recomendar é que escutem.

Escutem e deixem a musica levar.

Pedro e Filó embalam.

“Um céu diferente, num mesmo lugar.”


 Escutem "Nosso Caminhar" (Pedro Milanesi)



Agora contando uma história.

Filó nascida em São Paulo, se formou em Música nos 80, sonhando em cantar, mas condições a fizeram postergar este sonho, mas não se distanciando deste universo se envolveu na produção musical de artistas como Luhli e Lucina e Almir Sater e Maria Bethânia, em TV (Som Brasil e Agita Brasil), e na divulgação para gravadoras (Polygram e Som da Gente).  Foi no meio desde processo que há mais de dez anos ela ingressou no eclético CoralUSP XI de Agosto, do qual até hoje faz parte, e onde aprimorou sua técnica vocal.  

Em 2016 um violonista lhe mandou mensagem através da rede social perguntando se ela tinha interesse em cantar na noite. Tratava-se de Pedro Milanesi, que aos quinze anos de idade sonhara em tocar guitarra e a mãe lhe recomendou que estudasse primeiro o violão clássico. E foi o que ele fez.

Neste encontro, Filó se apercebeu que o repertório de musicas brasileiras que Pedro lhe apresentará eram interessantes, mas muito mais as suas composições que ele também lhe apresentará.   Dai foram anos que os dois passaram lapidando esta relação e a transformando, por hora, em Aragem; que, diga-se, um álbum gravado em alto grau de qualidade técnica e apresentação gráfica. E isto graças ao empenho do dois, com a ajuda fundamental de amigos e simpatizantes através da plataforma de financiamento Catarse (https://www.catarse.me/).

 

 Escutem "A Onda e o Vento" (Pedro Milanesi)



 Escutem "O Canto Dessa Dor" (Pedro Milanesi)



 

Nenhum comentário: