07/06/2021

MUAU - Parte 04 - Mais 06 trabalhos apresentados no 2o. FESTIVAL MAUU

 


No 2º.  Festival Muau tivemos 30 (trinta) apresentações de diversos gêneros musicais, tendo em comum serem autorais, apresentadas por seus autores.

Este aspecto é a essência do Festival que busca nisto também a diversidade, a abrangências das diversas vertentes musicais existentes onde ele se realiza.

Na postagem anterior, apresentamos 06 (seis) trabalhos que tomaram parte do 2º. Muau, agora apresentamos mais 06 (seis).

 

ARIANE NUNES

            Compositora e violonista de 21 anos de idade. Teve neste festival o seu debute num palco, podendo apresentar seu trabalho. Com presença marcante e tranquila, dominando o violão e o modo de cantar, por vezes conversando, cantarolando, confessando um amor desfeito, feito na canção, toada romântica conectada com compasso discursivo bem dos tempos de agora.

 


VIVIAN PELODAN

            Antes da pandemia podia-se dizer que Vivian Pelodan era (é) uma das cantoras mais ativas na noite Jacareiense., trazendo sempre a Música Brasileira e o Sam1ba aos ba11res. Tendo sempre ao lado o marido, companheiro, Ordilei Morais, talentoso violonista que abraça o bandolim e o cavaco. Vivian é dona de um timbre vocal caloroso. Relevante suas composições com letras bem elaboradas e trilhando a tradição dos sambas de Cartola. Revestindo-se de modernidade Vivian aliou ao seu trabalho dois integrantes da banda Tupi di Mim (Murilo Cambuzano e Anderson Chagas), nomeando Vivian Pelodan e o grupo  Bamba e Garoa.

 


CORONEL JOÃO BENTO

            Banda de rock que traz ecos do espirito do fim dos anos 80, colocando-o num processador conectados com os tempos de agora. Para isto, compõe no palco, uma vigorosa instrumentalidade traduzida em duas guitarras.  As composições de João Fernandes (vocal) e Anderson Bento (guitarra) trazem angustias, criticas sociais e sutilezas do grito do velho e bom rock’n’roll , cantadas com sentimento e textura de identidade.  Esta banda sitiada em São José dos Campos, tem na guitarra solo o virtuoso Fernando Alvarenga que tem seus altos voos sustentados pelo peso do contrabaixo de Hercules Oliveira e a bateria suingada Tiago Lima.

 


DEMETRIO MUSSI

 

Da escola musical que surgiu nos 70 e que denominaram de uma forma genérica como MPB, o coração de Demetrio Mussi bebe desta fonte e segue pelas correntezas deste universo musical onde a melodia e o canto valsam pela destreza das notas e nas nuanças do canto.  

Nascido no Pará, Demetrio encontrou em Jacareí o seu canto para cantar e viver a sua musicalidade. Importante ressaltar que o envolvimento dele vai além de compor e se apresentar, ele mantem uma escola de música e um estúdio de gravação, além disto pesquisa musica como fez recentemente apresentando um trabalho baseado na obra do sanfoneiro Zé Cupido, que viveu em Jacareí.

 


PSA

            Por algum tempo acreditei que o nome da banda PSA fosse porque alguns dos integrantes vivesse no Parque Santo Antônio, tradicional bairro de Jacareí, usando suas iniciais. Pensando Sempre Adiante, de fato é PSA, uma banda revestida de cores e atitudes do seu mundo periférico, de cidade industrial que não perde o perfil interiorano, com vista para o mundo. No palco uma guitarra, um baixo, uma bateria e um vocal. Amigos unidos pelo barato de fazer música, trazendo Rock, Rap, Reggae, Funk, Groove no caldeirão musical que flutua e ganha peso na sonoridade que produzem. Rafael Fernandes (vocalista), Erik Mendes (baixo e vocais), Felipe Maffeis (guitarra e vocais) e Bruno Souza (bateria).




GRUPO PASSARINHEIRO

Gabriel tocando violão, nome do anjo que vem lá do céu, Diego, fazendo percussão com todo o coração, e Marcela cantando, nome de uma canção de Taiguara e nome de um chá. O Grupo Passarinheiro faz música infantil trazendo percepção aguçada do tempo em que cantam e para quem cantam. O valor da musica infantil se traduz na forma como os Passarinheiros a fazem levando no canto diverso de melodias e ritmos ideias musicais poéticas e didáticas.


“O 2o. Festival Muau de Jacarei foi beneficiado pela Lei Municipal de Jacareí nº3.648/1995 (Lei de Incentivo à Cultura - LIC)”. Prefeitura de Jacareí - Fundação Cultural de Jacarehy - "JMA" - ""Cartório do oficial de Registro de Imóveis, Títulos, Civil da Pessoa Jurídica e Tabelião de Protesto de Letras e Títulos da comarca de Jacareí - SP"".


Nenhum comentário: